sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Passeio pelo Rio Acre

Belo e assustador

SAM_1510

Assim é o Rio Acre visto de dentro, na força de uma das maiores cheias da história do município de Xapuri. Passeio é maneira de falar, na verdade acompanhava o trabalho das equipes da Defesa Civil no atendimento às vítimas do bairro Bolívia, um dos mais atingidos da cidade.

SAM_1520

O trabalho, no entanto, rendeu imagens belíssimas como a da imagem acima, no encontro dos rios Acre e Xapuri. Abaixo, a foz do igarapé Santa Rosa, manancial que represado pelo Rio Acre causou a inundação de parte do bairro Bolívia, e, em seguida, a Casa Branca, patrimônio histórico e cultural do município, ameaçada pela erosão.

SAM_1513

SAM_1515

Uma coisa que nos dispensa ser especialistas para perceber é que a povoação dessa região da cidade é totalmente incompatível com o regime das águas. O bairro Bolívia está situado na margem de ataque do rio, que faz apenas o seu trabalho natural: alagar e erodir.

SAM_1512

Lá atrás, no comando da “voadeira” da Polícia Militar, o bom velho Orlando Chegué, foi garantia de um passeio tranquilo pelo rio agitado. O empenho de profissionais das mais diversas áreas e voluntários em geral foi fundamental no atendimento ao desabrigados.

Nenhum comentário: