terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Estado de Emergência

DSC09967

O prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, acaba de decretar estado de emergência no município em razão da rápida elevação das águas do Rio Acre, evento que já atingiu mais de 250 domicílios na cidade. A decisão veio depois que o nível das águas se aproximou muito dos 15 metros.

DSC09968

As áreas atingidas na zona urbana de Xapuri são trechos das ruas Major Salinas, Benjamin Constant, Sadala Koury, Dom Giocondo e Floriano Peixoto, locais de onde muitas famílias já foram removidas com destino a casa de amigos e parentes, assim como ao ginásio de esportes.

DSC09947

Os bairros do Pantanal e Braga Sobrinho (Bolívia) também estão sendo afetados pela enchente. Na “Ponte da Bolívia”, sobre o igarapé Santa Rosa, a água está a poucos metros da estrutura de madeira e já atinge várias casas das proximidades

Aguarda-se para as próximas horas a chegada de reforço do Exército Brasileiro no socorro às vítimas da alagação histórica. A recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas que estão em áreas de risco sejam imediatamente removidas.

Em Xapuri, o Rio Acre atingiu a cota de alerta (12,40m) no dia 8 de fevereiro e a cota de transbordamento (13,20m) no dia 14 de fevereiro. Para as próximas horas, não é animadora a expectativa quanto ao recuo das águas.

Abaixo, a íntegra do decreto baixado agora há pouco pelo prefeito Bira Vasconcelos declarando situação de emergência nas áreas do município de Xapuri afetadas pela enchente. Novas informações a qualquer momento.

Decreto pag. 01

Decreto pag. 02

Decreto pag. 03

Clique nas imagens para ampliá-las.

Nenhum comentário: