quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Semana Chico Mendes

Corrida pedestre marca início de vasta programação que relembra ideais de líder seringueiro morto em 1988.

convite_scm1.jpg

Golby Pullig – Agência de Notícias do Acre.

As homenagens para lembrar a morte e reavivar os ideais de Chico Mendes começam neste domingo, 13, organizadas pelo Comitê Chico Mendes em parceria com o Governo do Acre, Centro de Trabalhadores da Amazônia (CTA) e Instituto Chico Mendes. A primeira atividade da programação é a Corrida Pedestre que faz parte do calendário esportivo do Acre e terá largada às 17 horas do Palácio do Governo.

Este ano, a programação está voltada para divulgar as experiências desenvolvidas na Reserva Extrativista Chico Mendes e em outras comunidades que desenvolvem projetos de sustentabilidade baseados no conceito de preservação ambiental descrita por Chico Mendes.

Seringueiros e extrativistas serão os protagonistas nos debates que envolvem temas como as cadeias produtivas da castanha e da borracha e a vida dessas populações dentro de reservas florestais. O reflexo do projeto educacional Seringueiro também será relatado pelas crianças e adultos alfabetizados pela iniciativa pioneira.

"Nós queremos mais uma vez levar essas experiências, essas atividades comunitárias que dão certo, para que a sociedade conheça. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais os ideais do Chico, que hoje se espalham por todo o mundo", explica a presidente do Comitê Chico Mendes, Júlia Feitoza.

Xapuri será sede de parte da programação da Semana Chico Mendes, como a entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania, criado para valorizar as práticas comunitárias, projetos, programas e ações que estimulam a construção do modelo de desenvolvimento sustentável, e o lançamento do Cadastro Único para os moradores da Resex Chico Mendes. Por meio do CadÚnico, será possível identificar os moradores da reserva e realizar um levantamento das condições sociais e econômicas dessas famílias.

Chico Mendes foi assassinado na porta de sua casa em 22 de dezembro de 1988. Suas palavras e ações são difundidas ainda hoje como incentivo à criação de medidas de proteção das florestas e de seus moradores e para a promoção de um desenvolvimento econômico e social mais justo e ambientalmente sustentável.

Veja aqui a programação completa da Semana Chico Mendes.

Um comentário:

Ana Carmem disse...

Caro colega,creio que houve um pequeno equívoco quanto ao ano de morte do saudoso Chico Mendes, será que não seria 22 de dezembro de 1988? E irão completar exatamente 21 anos de sua morte? Agradeço a compreeensão.