terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Demolido o polêmico portal de Xapuri

011209-091209

O monte de entulhos acima é o que restou do portal Augusto Castelo Branco de Figueiredo, responsável pela celeuma mais inútil de que já se teve notícia na terra da caxinguba. Na noite de segunda-feira (30), máquinas do Deracre levaram ao chão a obra do ex-prefeito Vanderley Viana que suscitou um acalorado debate envolvendo questões técnicas, políticas, familiares e até religiosas.

011209-091510

Funcionários do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre trabalharam durante toda a noite e pela manhã o lugar onde foi levantado o portal já dava espaço a um jardim gramado onde foram plantadas dezenas de agavias. De acordo com Manoel Ângelo, do Deracre, encarregado da demolição, o trabalho foi realizada à noite por ser menor o tráfego de veículos e de pedestres, procurando com isso que fosse causado o mínimo de transtorno para a população.



Clique na imagem para ler a Nota de Esclarecimento da prefeitura.

Na manhã desta terça-feira, o prefeito Bira Vasconcelos divulgou nota de esclarecimento sobre a retirada do pórtico. De acordo com a nota, todos os cuidados necessários para que o patrimônio público não fosse lesado foram tomados e a decisão pela demolição se deu após um longo processo em que foram consultados um engenheiro civil – Tadeu Ferreira Castelo –, o Detran-Acre e o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte –, a partir de quando a edificação foi atingida por um conteiner transportado por uma carreta e passou a apresentar risco de desabamento.

Segundo os laudos, o portal poderia ser recuperado com o reforço estrutural das pilastras e a demolição e reconstrução de toda a parte superior do monumento. A nota não é direta nesse ponto, mas fica claro que a “localização tecnicamente incorreta da obra” – o portal estava localizado em uma curva da estrada da Borracha - foi determinante para se decidir a sua demolição.

Ainda na nota de esclarecimento, o prefeito se compromete a construir um monumento alusivo a Xapuri na entrada da cidade em substituição ao portal, em local adequado, técnica e economicamente viável, preservando a homenagem a Augusto Castelo Branco de Figueiredo, por considerá-la justa, e corrigindo a falha de a homenagem não ter sido devidamente apreciada pela câmara de vereadores.

4 comentários:

Amigo de Xapuri disse...

É por isso que Xapuri não vai pra frente, por causa dessa politicagem que existe aqui, pois fizeram de tudo pra derrubarem uma obra que custou dinheiro público pago com impostos do contribuinte e o pior de tudo que não foi só essa obra demolida, quem não se lembra no incío dessa atual administração, destruiram outras obras também feita com dinheiro do contribuinte, enquanto estão se preocupando em destruir as obras realizadas pela administração anterior as ruas continuam esburacadas, ematadas e o lixo tomando de conta da cidade juntamente com cachorros e urubús, mas é isso mesmo está provado que Xapuri, tem muita é picuínha politica e nada de ação concreta e eficáz, e com isso quem perde é a população que fica a merçer desses péssimos administradores que por aqui já passaram e continua na atualidade é lamentavél, mas infelismente é a realidade em que vivemos.

RodrigoDC disse...

Até q enfim derrubaram 'aquilo'.Pois dava até medo entrar na cidade, corria risco de desabamento para ambos os lados e centro.Vi tantas x pessoas passando ali embaixo correndo risco de morte.+ tudo acabou bem.
Já ia me esquecendo, estava sentindo falta das suas postagens caro Raimari.Fica a pergunta,porque demorou tanto tempo s/postar nada.Bem vindo de volta,nos xapurienses agradecemos por essas notícias daí,se bem q tds deveriam ser boas,++++.
Abraço.
Patrícia Arruda

Unknown disse...

Quem defendeu a manutenção daquela "obra" (nos dois sentidos), deve ser inimigo de Xapuri. Está certo o Prefeito. Agora, quando o Wanderley foi fazer aquela construção, ninguém se revoltou, mais calados que toucinho em saco. Mas com o Bira que é pacificador, inclusive tratando bem o antigo administrador, coisa que vi pessoalmente, aparecem esses que se escondem em psedônimo e querem defender o indefensável. Bola prá frente Bira. O melhor está por vir e eu irei a Xapuri para ter prazer em ver a Princesinha, restaurada como a conheci na década de sessenta.

Milena Barros disse...

Bem... A única coisa que me resta dizer da NOVELA MEXICANA "El Portal", é que: acabou todo e qualquer obstáculo e empecilho que entravava o TÃO esperado PROGRESSO e DESENVOLVIMENTO da nossa querida Xapuri. É... Porque que o que me pareceu durante todo o desenrolar desta CONTENDA (que eu venho acompanhando aqui nesse blog), é que O "POBRE" DESTE PORTAL(feio, bonito, mal posicionado, bem posicionado, católico ou não...) era o único entrave que impedia Xapuri de entrar para OS ANAIS DA HISTÓRIA talvez quem sabe como uma GRANDE OU A MAIOR METRÓPOLE da América Latina. Ah! Façam-me o favor...
*P.S.: Desculpa Raimari o "desabafo", mas acredito que, não era apenas você que já estava farto de tanta CONTENDA por e para NADA. Agora a FELICIDADE de Xapuri já pode reinar...