sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

“Administrar Xapuri é uma honra”

DSC03203

Quando me telefonou por volta do meio dia da última segunda-feira (30) para confirmar o encontro que resultou na entrevista que virá a seguir, o prefeito de Xapuri Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos ou simplesmente Bira, como gosta de ser chamado, demonstrava um certo nervosismo com as constantes críticas que recaem atualmente contra a sua administração.

Acusado de mandar derrubar o portal de entrada da cidade como ação política contra o ex-prefeito Vanderley Viana e ouvindo reclamações contra a lentidão de seu trabalho na condução do município, o prefeito garante que Xapuri está melhorando e afirma que a oposição cria “fatos políticos” em sua gestão com vistas às eleições do ano que vem.

Aos 45 anos de idade, pai de uma filha, Luana, 16, fruto de seu primeiro casamento com Serlene, que foi secretária de gabinete do ex-prefeito Júlio Barbosa – hoje Bira é casado com a estudante Dayana Castelo –, o engenheiro agrônomo que veio para Xapuri em 1990 ainda como estudante, trazido pelo hoje advogado Gumercindo Rodrigues para estagiar na Cooperativa Agroextrativista de Xapuri, mostra na fronte bem mais cabelos brancos do que apresentava na sua posse em 1º de janeiro deste ano.

“Acho que vão embranquecer mais”, brinca.

Como o presidente Lula, o prefeito de Xapuri também é adepto das metáforas. Em abril deste ano, cobrado pela população por mudanças imediatas e radicais na situação em que ele encontrou a cidade, reagiu dizendo que “não poderia andar de helicóptero se ainda não tinha um carro”. Agora, mais uma vez, Bira recorre à figura de estilo para explicar com anda sua administração.

“Estávamos com o trem fora dos trilhos do desenvolvimento, como dizia nosso jingle de campanha. Já recolocamos o trem de volta aos trilhos e agora só falta devolvê-lo à locomotiva”.

A conversa aconteceu na tarde desta quinta-feira (3), no prédio onde funciona o complexo de retransmissoras da TV Xapuri, e durante cerca de duas horas o prefeito falou sobre o seu trabalho, as cobranças, a impaciência da população e afirmou que tem sido uma honra muito grande administrar Xapuri.

Xapuri Agora - Por que sua administração tem recebido tantas críticas?

Bira – Acredito que foi criada uma expectativa de que o prefeito poderia resolver em curto prazo todos os problemas do município e as coisas não são assim. Além disso, algumas pessoas que querem se promover politicamente vivem criando fatos para criticar a administração como forma de obter promoção pessoal. Primeiro reclamavam da falta de iluminação pública, então iluminamos praticamente a cidade inteira e eles foram procurar outro motivo para criticar. Da parte da população, eu acho que em virtude dessa expectiva criada a que me referi, as pessoas estão tendo uma certa impaciência com o ritmo das ações da prefeitura. Já melhoramos muita coisa em Xapuri, mas muitas coisas a população não vê. Então precisamos mostrar o outro lado da moeda.

Xapuri Agora – Qual é o outro lado da moeda?

Bira – O outro lado da moeda é que o prefeito não tem somente que catar lixo e tapar os buracos das ruas, apesar de que também estamos fazendo isso. Há todo um trabalho de organização para que as coisas passem a funcionar, e esse processo consumiu muito tempo e trabalho neste ano. Quando digo que fazemos coisas que a população não vê, me refiro a ações fundamentais que visam a qualidade de vida, por exemplo: temos que ter uma cidade bonita, com belas praças e avenidas? Sim, mas não sem antes termos uma população vivendo melhor, com saúde, emprego e educação. Já fizemos muita coisa para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Só este ano, cadastramos novas 700 famílias para os programas sociais, recuperamos 10 quilômetros nos bairros da cidade, no centro só fizemos tapa-buracos, mas nos bairros foram 10 quilômetros de recuperação com piçarramento e calçamento com tijolos em ruas que sequer entrava um carro. Então, é isso que queremos mostrar melhor. Que apesar dos problemas e dificuldades, nossa cidade está melhor e vai continuar melhorando. Eu tenho quatro anos para governar e nesse primeiro ano de mandato já aconteceram muitas coisas positivas. Nós estávamos com o trem fora dos trilhos do desenvolvimento, como dizia nosso jingle de campanha. Já recolocamos o trem de volta aos trilhos e agora só falta engatálo à locomotiva para continuar o caminho rumo ao tão sonhado desenvolvimento de Xapuri.

Xapuri Agora – O senhor costuma dizer que o pior já passou e que Xapuri está melhor. No que, em sua opinião, nossa cidade e nosso município, como um todo, estão melhor?

Bira – Veja bem. Dê uma olhada para o nosso comércio. Nos últimos meses foram abertas várias lojas em nossa cidade. Loja de cosméticos, um importante empreendimento que a cidade não tinha, duas lojas gigantes de material de construção e de móveis e eletrodomésticos, os empregos que estão sendo gerados por essas iniciativas, os postos de trabalho criados nas fábricas de preservativos, de pisos e na usina de castanha, enfim, tudo isso já é um movimento que começou a pouco tempo e que faz parte de um novo momento de estruturação econômica de Xapuri. Nós temos que preparar a cidade para essas coisas. Para as pessoas andarem nas ruas calçadas, mas a gente saber que elas tem seu emprego para dar dignidade às suas famílias. Além disso, nós estamos investindo na educação e ajudando nossos jovens a alcançar a formação técnica e superior. Nós estamos fazendo a chamada revolução silenciosa, da geração de empregos, da geração de oportunidades e do conhecimento das pessoas, em breve criaremos o Instituto Tecnológico de Xapuri, escola técnica federal de R$ 8 milhões para revolucionar o pensamento das pessoas. A população terá os seus anseios atendidos, mas tudo na hora certa e dentro de todo esse processo de reestruturação do nosso município.

Xapuri Agora – Por que o prefeito decidiu demolir o portal da entrada da cidade? Esperava tanta polêmica em torno dessa questão?

Bira – Essa obra já nasceu sob uma ação civil pública do MP por suspeitas de irregularidades. Além disso, o portal foi levantado em local inadequado, o que, certamente, foi a razão de vários acidentes que ali aconteceram. A decisão de se retirar o portal - não gosto dos termos demolir ou derrubar porque o que aconteceu foi realmente a retirada de uma estrutura que ameaçava desabar e eu optei pela vida das pessoas – deu-se por uma questão técnica e não política como alguns estão querendo acreditar. Chegaram ao cúmulo de me acusarem de ter pagado a carreta para bater no portal e isso é um grande absurdo. O acidente no portal aconteceu em agosto e somente agora, depois de termos em mãos nada menos que quatro laudos técnicos embasando nossa decisão pela retirada do pórtico é que o fizemos. Consultamos um engenheiro civil, o Conselho Regional de Engenharia do Acre, o Detran e o DNIT e constatamos que a sua recuperação sairia mais custosa que a sua construção, além do importante fator da incorreção técnica de sua localização. A polêmica criada foi mera questão política de algumas pessoas que querem se promover politicamente em razão das eleições do ano que vem.

Xapuri Agora - Mas por que foi escolhido o horário da noite para a retirada do portal?

Bira – Para mais evitar transtornos à população. Repito: os critérios para a retirada do portal foram exclusivamente técnicos e econômicos. Fizemos o possível para não lesar o patrimônio público, mas isso não foi possível. Vamos, em breve, construir um monumento alusivo à cidade, em local mais adequado e manter a homenagem à família de Augusto Castelo Branco de Figueiredo, inclusive providenciado a devida autorização da câmara, o que não havia acontecido anteriormente.

Xapuri Agora – E essa história de apagar os vestígios deixados pelo ex-prefeito Vanderley Viana?

Bira – Eu trato o Vanderley com o respeito que ele merece como ex-prefeito e como pessoa. Agora o que tiver de errado na prefeitura, do Vanderley, eu vou procurar consertar, o que ele fez de errado ele vai ter que responder na justiça e não pra mim. Ele já respondeu pro povo. O povo já deu o castigo ao Vanderley. Eu não preciso mais castigar o Vanderley. Perder a eleição como ele perdeu, em último lugar, já foi um castigo gigante pra ele. Eu converso com o Vanderley e trato ele como gostaria que ele me tratasse. Nunca esqueço que um dia tmbém serei ex-prefeito.

Xapuri Agora – A propósito das críticas, o que o Sr. tem achado do posicionamento da oposição?

Bira – Eu sinto que não tem havido o intuito de se defender os interesses coletivos de Xapuri e sim os interesses de promoção pessoal e política. As pessoas estão fazendo críticas sem fundamento, como nesse caso do portal. A oposição em Xapuri está perdida porque está vendo que as coisas estão acontecendo. Tudo o que colocamos no nosso plano de governo está sendo feito dentro do prazo que a gente deu. Então vão criticar o quê? Vão criticar eu ter desmanchado aquela obra mal feita na praça, aquela coisa horrível coberta de lona plástica que ficava no meio da praça, e agora a retirada do portal, que todos sabem a razão por que isso aconteceu. A oposição não sabe bater no Bira e também não tem razão para tal.

Xapuri Agora – O Sr. tomou conhecimento das críticas feitas pelo seu adversário nas eleições passadas, o tucano Marcinho Miranda?

Bira – Márcio e sua família são amigos que eu considero muito, mas a verdade é que ele é candidato no ano que vem…

Xapuri Agora – Ele garante que não…

Bira – Mas essa é a conversa de todo candidato. Ninguém assume a candidatura antes de chegar a hora. Mas sabemos que certamente será candidato. Então, tem muita gente em Xapuri querendo se promover politicamente em razão das eleições do ano que vem, mas isso é um processo natural da política. Não tendo razão para bater na administração, tentam criar fatos políticos e procuram, inutilmente, bater na pessoa do Bira para ganhar visualização com vistas à disputa eleitoral vindoura.

Xapuri Agora – E as críticas da população?

Bira – Repito que a população se baseia em uma grande expectativa que foi criada. Tenho quatro anos para governar e estou certo de que tudo aquilo que prometi em campanha e o que está no nosso programa de governo será cumprido. Já fizemos muita coisa e vamos continuar fazendo, digo mais uma vez. Começamos a fazer pela periferia e hoje melhoramos bairros onde carro nunca tinha entrado. Acabamos de fazer 600 metros de asfalto na Rua do Ibama, com drenagem. Prometemos três quilômetros de calçamento em tijolos, e só este ano fizemos 900 metros, quase um quilômetro, e já começamos a recuperação da Rua Pio Nazário, aquele do famoso buraco perto da Casa do Chico Mendes, estamos recuperando a cerâmica municipal, tudo isso com a ajuda do governo do Estado, sem o qual não conseguiremos recuperar Xapuri. Então, eu estou muito feliz. As pessoas estão ansiosas por uma cidade bonita e eu também estou.

Xapuri Agora – Quem é que governa Xapuri? Bira ou Binho Marques?

Bira – Eu sou o prefeito de Xapuri, mas nunca disse que governaria sozinho. Quem pensou que governaria Xapuri sem a ajuda do governo do Estado deixou a cidade na situação que encontramos. Nunca enganei ninguém. Disse em palanque que governaríamos juntos, eu, o governo do Estado e a população do nosso município.

Xapuri Agora - Xapuri é uma cidade de altíssimo apelo ambiental. Porque temos tantos problemas nessa área, como, por exemplo, a falta de consciência ecológica de parte da população e um aterro controlado que continua parecendo um lixão?

Bira – Sobre o lixão quero esclarecer que estamos tendo problemas de falta de equipamento, que é um trator de esteiras para fazer as células onde o lixo deve ser enterrado. Somado a isso, temos o problema da falta de consciência ambiental da população. Xapuri produz 7 toneladas de resíduos por dia e as pessoas jogam esse lixo na lixeira todos os dias, cortam-se árvores inteiras e jogam-nas no meio da rua, fogões velhos, geladeiras, tudo isso é jogado na rua e a prefeitura tem que se virar para dar a destinação a todo esse lixo. Precisamos fazer um trabalho gigante de conscientização ambiental em Xapuri. Quanto à questão ambiental como um todo, a explosão da cidade como uma fama e uma marca voltada para o meio ambiente, isso se deu pela luta de uma minoria. Xapuri não é famosa do ponto de vista ambiental por ser muito bem arborizada, por suas ruas terem esgotos e uma coleta de lixo adequada ou mesmo pela conscientização ecológica de sua população. Não é essa a fama de Xapuri. A fama de Xapuri é pela luta dos seringueiros, liderados por Chico Mendes, que fizeram essa grande revolução. 

Xapuri Agora – O Sr. nomeou a filha de Chico Mendes, Elenira, para a pasta de Meio Ambiente em Xapuri. A experiência não deu certo. O que isso representou para sua administração tendo em vista o sobrenome famoso de Elenira?

Bira – A nomeação da Elenira não foi uma jogada de marketing e muito menos foi uma decepção para nossa administração. Nomeei-a porque não me se sentia bem em falar tanto de Chico Mendes e não ter a sua filha, legítima herdeira da sua herança de luta, participando de minha administração. Sua passagem pela secretaria, no entanto, não se compatibilizou com a sua função de presidente do Instituto Chico Mendes. Eram muitas viagens internacionais, representando o legado do pai, e sua permanência na secretaria ficou impossível.

Xapuri Agora – O que achou das denúncias de irregularidades no Instituto Chico Mendes?

Bira – A notícia me chocou muito. Mas eu já aprendi uma coisa em administração pública: nem toda verdade é absoluta. Não defendo nem acuso ninguém, muito menos quero insinuar que não tenham havido irregularidades no Instituto. Nós sabemos que as coisas podem acontecer, as pessoas podem errar, mas continuo acreditando na idoneidade e na seriedade da Elenira. Foi acreditando nisso que a convidei para integrar minha equipe. Quantos às denúncias cabe à justiça julgar e os responsáveis, se comprovada a culpa, pagar pelo que cometeram.

Xapuri Agora – A saúde está melhor em Xapuri?

Bira – Nós tentamos compensar a falta dos médicos com enfermeiros e trabalho preventivo. A falta de médico foi o nosso maior problema e a saúde a área onde tivemos menos sucesso em 2009. Estamos contratando mais dois médicos com CRM para reforçar nosso quadro.

Xapuri Agora – O Sr. achou que fosse mais fácil manter um quadro de médicos habilitados em Xapuri?

Bira – Não. Eu achei que a gente teria profissionais mais comprometidos. Eu tenho que fazer essa crítica aos médicos porque grande parte da classe pensou mais no dinheiro do que na saúde da população. Com esse tipo de pessoa que pensa mais em ganhar dinheiro do que tratar do povo nós preferimos não trabalhar.

Xapuri Agora – Para encerrar nossa conversa, faça uma síntese da avaliação desse primeiro ano de mandato e diga o que o povo de Xapuri pode esperar da administração Xapuri para Todos em 2010.

Bira – Numa avaliação bastante simples, foi um ano importante para prepararmos as mudanças necessárias para Xapuri, e essas mudanças aconteceram mais rapidamente do que eu esperava, mas que não representaram a expectativa que a população tinha. Tivemos problemas com a saúde, onde tivemos que fazer um intenso trabalho preventivo e caminhamos muito na infraestrutura. Para 2010, a população pode esperar o mesmo empenho da nossa administração, mas com mais rapidez nas ações. Asfaltar a rua e melhorar a praça e fácil de fazer, e faremos; mudar consciência, criar emprego e formar capital humano é o mais difícil, e é isso que queremos fazer, e também faremos.

Xapuri Agora - Os cabelos estão ficando mais brancos…

Bira – É. E vão embranquecer mais. Administrar Xapuri não é fácil, mas é uma grande honra.

Xapuri Agora - A prefeitura vai antecipar o 13º dos funcionários?

Bira – Sim. Essa é a boa notícia que eu queria dar. Pagaremos o décimo-terceiro no dia 11 agora, e no dia 23 pagaremos o salário de dezembro, quando alguns jornais noticiam que os municípios não vão conseguir honrar esses compromissos. Faremos uma bela iluminação de Natal na cidade e a população xapuriense terá um final de ano melhor do que no ano passado, eu acredito.

5 comentários:

xapuriense disse...

Avalio como boa a entrevista de Bira. O Prefeito foi simples e direto. O "simples é o correto".

Parabéns, também, ao entrevistador.

Melhor resposta: "Asfaltar a rua e melhorar a praça e fácil de fazer, e faremos; mudar consciência, criar emprego e formar capital humano é o mais difícil, e é isso que queremos fazer, e também faremos".

Carlos Estevão

xapuriense disse...

Avalio como boa a entrevista de Bira. O Prefeito foi simples e direto. O "simples é o correto".

Parabéns, também, ao entrevistador.

Melhor resposta: "Asfaltar a rua e melhorar a praça e fácil de fazer, e faremos; mudar consciência, criar emprego e formar capital humano é o mais difícil, e é isso que queremos fazer, e também faremos".

Carlos Estevão

Unknown disse...

Também avalio como boa a entrevista e como positiva, pois a população espera anciosa pelos resultados esperados e já que a prefeitura está trabalhando em obras que não causam grandes impactos à vista da população, o prefeito foi feliz em resumir um pouco do trabalho que vem fazendo e que poderá fazer.

Parabéns ao Raimari e ao Bira pela entrevista.

Amigo de Xapuri disse...

É vamos aguardar e torçer para que tudo isso que o prefeito falou se realize na prática nos proximos três anos seguintes, por que nesses quase doze meses de sua administração foi feito de concreto mesmo muito pouco daquilo que foi prometido em campanha, é bom que fique bem claro que não é só eu que estou vendo e relatando esses fatos da real situação que se encontra Xapuri, se escuta isso nos quatro cantos da cidade. Estamos torçendo de verdade para que o trem se locomova nos trilhos e desenvolva de forma eficáz, e que consiga chegar ao seu destino com êxito, e possa da uma melhor qualidade de vida para a população que espera isso a muitos e muitos anos.

Unknown disse...

"Prometemos três quilômetros de calçamento em tijolos, e só este fizemos 900 metros, quase um quilômetro, e já começamos a recuperação da Rua Pio Nazário, aquele do famoso buraco perto da Casa do Chico Mendes, estamos recuperando a cerâmica municipal, tudo isso com a ajuda do governo do Estado, sem o qual não conseguiremos recuperar Xapuri."..a propósito deste parágrafo, tenho a dizer que, diferente do que foi dito em outra nota, nao lembro por quem, muitos ex prefeitos fizeram coisas boas por Xapuri SIM!...agora, se as ultimas administrações nao tiveram resultados, paciência, mas culpar todos os ex prefeitos pelo caos que vive a cidade nao é justo!...Esta mesma cerâmica municipal que o Prefeito citou, foi recuperada pelo ex prefeito JORGE HADAD assim que assumiu e entregue ao ex prefeito Vanderley com uma maromba nova e um trator D4 Caterpillar zero!...Parabéns ao Bira e que ele consiga botar Xapuri nos trilhos!