sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Jatene é agraciado, em MG, com o mérito da saúde

Do blog Coluna da Baby Garroux.

Ex-ministro da Saúde nos governos Fernando Collor e Fernando Henrique, o cardiologista Adib Jatene foi o grande homenageado da entregada Medalha do Mérito da Saúde pelo secretário Marcus Pestana.

A medalha foi concedida na última terça-feira (15) a mais de 20 personalidades. Um dos mais renomados cardiologistas do país, Jatene destacou um problema crônico da saúde: a falta de financiamento. “A Saúde no Brasil não pode ficar na discussão do orçamento. É preciso definir recursos permanentes e crescentes para o setor”, defendeu o ex-ministro, criador da extinta CPMF, o “imposto do cheque”.

Nascido em Xapuri (AC), Jatene não escondeu a emoção com a homenagem em Minas - ele viveu adolescência em Uberlândia e iniciou carreira médica em Uberaba, onde foi professor de Anatomia Topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Aos 80 anos, ele lembrou que acompanha a saúde no Brasil desde 1948, quando iniciou o curso de Medicina na USP, e, diferentemente do que muita gente diz, o ex-ministro garante que o setor no Brasil anda bem. “A pesar da falta de recursos, o SUS tem feito muito”, diz Jatene.

O doutor Adib Domingos Jatene sempre foi um lutador incansável e, como não poderia deixar de ser, dedicou ainda parte do seu tempo no desenvolvimento de 272 trabalhos científicos publicados em revistas indexadas e 133 trabalhos publicados e citados na literatura. Com tantos trabalhos publicados, Jatene hoje é membro de 32 Sociedades Científicas de várias regiões do mundo e recebeu 178 títulos e honrarias de mais de 10 países. E em 1998 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz, tendo seu mérito reconhecido.

Nenhum comentário: