terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Imagens do descaso

As imagens acima estão no blog Xapuri News, assinado pelo professor-blogueiro Joscires de Oliveira Ângelo em post intitulado “Descaso!!!!”. Mostram como o dinheiro dos xapurienses tem sido jogado fora pelos administradores que têm passado pela prefeitura nas últimas décadas.

Muito oportuna a ideia de postar provas da contumácia do descaso dos maus gestores com o patrimônio público, mas não entendo que as fotos falem por si só, como afirma o blogueiro. Precisa-se esclarecer para os leitores quem são os responsáveis pelo abandono do maquinário no meio da floresta. Dar nome aos bois.

A atual administração evidentemente não está isenta de responsabilidades pelo fato de o problema ter sido herdado de gestão anterior. Cabe explicar o porquê de máquinas tão caras continuarem jogadas assim, ao léu, sendo devoradas pelo mato nas margens de ramais que deveriam estar recuperando. E já que Joscires não teve tempo para perguntar, farei isso eu mesmo.

Recordo que quando essas máquinas chegaram a Xapuri foram recebidas com intenso foguetório a la Sucupira de Odorico Paraguaçú e carreata maior do que a que se costuma organizar no dia de São Cristovão (25 de julho), protetor dos motoristas. Alguns meses depois elas já estavam no estado que as imagens denunciam.

 

Na foto acima, em abril de 2007, o então prefeito Vanderley Viana mostrava a situação do maquinário recebido de seu antecessor, Júlio Barbosa de Aquino. Abaixo, o estado em que ele, Vanderley, deixou de herança uma “pá mecânica” para o seu sucessor, Bira Vasconcelos. Esse espaço vazio entre as rodas é o lugar onde deveria estar o motor da máquina, que simplesmente desapareceu.

FOTOS_06.01.09 004

Abaixo, o estado em que encontrei, numa oficina mecânica em Epitaciolândia, em março deste ano, exposto ao sol e chuva, um ônibus da Secretaria Municipal de Educação de Xapuri, responsável pelo transporte de alunos da zona rural do município para estudar na cidade. Em determinado período, as crianças chegaram a ser transportadas em Toyotas. Chegavam à escola imundas, de tanta poeira.

O veículo havia sido completamente depenado e depois abandonado no local, onde permanecia ao relento por quase dois anos. Segundo informações do proprietário da oficina, as peças tinham sido retiradas do ônibus com autorização do ex-prefeito Vanderley Viana.

Nenhum comentário: