quinta-feira, 26 de julho de 2007

Ronaldo Ferraz de volta ao PMDB

O portal Ac24horas.com noticiou ontem o que todos já sabiam: o vereador Ronaldo Ferraz, presidente licenciado da Câmara de Xapuri, está retornando ao PMDB, sua verdadeira trincheira política, depois de se desligar, em 2006, do PT, partido ao qual jamais pertenceu realmente, mas que lhe serviu de trampolim para mais um mandato de vereador.

Como na política xapuriense nunca é possível saber o que é verdade e o que é enganação, não se sabe ao certo qual o significado desse retorno ao ninho do vereador Ronaldo Ferraz. Aliado do prefeito Vanderley Viana até pouco tempo, Ronaldo rompeu com Viana após a demissão de seu melhor amigo e ex-todo-poderoso da prefeitura, José Everaldo Pereira.

A primeira hipótese é a de que Ronaldo retorna para fortalecer o movimento de oposição ao prefeito, dentro de seu próprio partido, que já há algum tempo conspira a sua excomunhão por traição à agremiação que sequer possui um cargo na administração atual. Vanderley já foi considerado pessoa indesejada pelo próprio presidente do partido, Damião Bispo.

Mas há quem acredite que a demissão de Everaldo e toda a história de reforma na administração e etc. e tal, não passou de uma farsa. Um jogo de cena para tirar a atenção da opinião pública das suspeitas de irregularidades diversas que recaíam sobre o antigo hotel Xapuri, onde hoje funciona a sede do poder municipal. Se for assim, provavelmente Vanderley ainda terá Ronaldo a seu lado.

José Everaldo continuaria a dar as cartas na administração e a liderar um grupo de assessores que são quem realmente governa o município. Um panfleto que circulou na cidade na semana passada, infelizmente não assinado, mas que ganhou atenção por conter uma variedade de informações absolutamente coerentes sobre a atual situação administrativa de Xapuri, denuncia um fato que parece ser óbvio. Vanderley não governa. É uma marionete nas mãos de pessoas mais abastadas de QI.

Se for confirmada a primeira hipótese, em detrimento da segunda, Ronaldo Ferraz poderá ser candidato a prefeito, como ele mesmo anunciou no início desse ano. Em ambos os casos, Xapuri continuará sob a ameaça de continuidade de uma administração desastrosa, conduzida sabe-se lá por quem, em favor, por último, dos interesses do povo e, prioritariamente, em prol de um esquema de favorecimento político e financeiro que ainda não se provou, mas que se mostra claramente no dia-a-dia dos acontecimentos. Só não vê quem não quer.

Nenhum comentário: