domingo, 8 de julho de 2007

Quem é o apedeuta?

“É do famigerado Stalin a máxima "xingue-os do que você é, acuse-os do que você faz" que os petralhas lançam mão para solapar reputações e construir falsas denúncias”.

A pérola acima é do jornalista Archibaldo Antunes e foi publicada por ele em um artigo distribuído pela cidade em forma de panfleto, no qual defende o prefeito de Xapuri, Vanderley Viana, das críticas feitas por este blog contra o barulho exagerado na inauguração de uma fábrica de vassouras. Na pressa em dar a costumeira e pontual puxada no administrador xapuriense, o lacaio tropeça no conhecimento e atribui, equivocadamente, a Josef Stalin uma máxima que na realidade pertence a Lênin.

Dizem os livros de história que Lênin, o verdadeiro autor desse axioma, foi o mentor dos métodos utilizados posteriormente por Stalin e outros genocidas, como Hitler e Mussolini, com a criação de campos de concentração e fuzilamentos em massa, falsificação de documentos e relatórios, fraudes, delações, apropriações públicas e privadas e um sem número de violências.

Independentemente da gafe, o ensinamento do revolucionário russo possui total identificação com Archibaldo. O jornalista insulta seus adversários com termos pejorativos que na realidade caem como uma luva em seu próprio perfil e no de alguns políticos que ele insiste em defender com um perorar inconseqüente e contumaz. Não me agrada criticar a débil erudição histórica de um sujeito que se diz escritor, mas a deselegância do ignaro jornalista em me apelidar de apedeuta, permite-me lembrá-lo que todos estamos sujeitos ao erro, inclusive aqueles que se julgam melhor que os seus semelhantes.

Nenhum comentário: