sábado, 8 de setembro de 2012

Descaso e irresponsabilidade

Bancos tripudiam sobre clientes e deixam cidade sem dinheiro no feriadão

Mais uma vez um feriado prolongado em Xapuri é marcado pelo tratamento irresponsável que as agências bancárias do município se acostumaram a dispensar a seus clientes. É contumaz a maneira como essas instituições desrespeitam e desdenham dos cidadãos que depositam seus ganhos em verdadeiras espeluncas financeiras que demonstram apenas se preocupar com seus lucros.

Neste fim de semana, Banco do Brasil e Basa repetem com requinte de crueldade aquilo o que já haviam feito em outras ocasiões. Não há um centavo furado em qualquer dos caixas eletrônicos das duas agências. Também não existe a quem se possa recorrer. Na manhã dessa sexta-feira (7), o prefeito Bira Vasconcelos tentou telefonar para vários contatos do Banco do Brasil. Em vão.

No Banco do Brasil, o dinheiro dos caixas eletrônicos se esgotou na noite de quinta-feira (6). No Banco da Amazônia, o vereador Zeca da Emater constatou a falta de dinheiro nos terminais de autoatendimento já na quarta-feira (5). Segundo ele, a informação que obteve foi de que a situação só seria resolvida na segunda-feira seguinte ao feriadão.

Os transtornos e prejuízos causados pela inoperância dos bancos são imensos. O novo apagão de responsabilidade foi sentido nas vendas de quem se arrisca a ganhar um dinheiro extra durante o Carnaval Fora de Época, que ocorre neste fim de semana. O comércio formal, principalmente os restaurantes, também estão se queixando do descaso das agências bancárias locais.

Pessoas que vieram de outras cidades para passar o fim de semana em Xapuri também estão sentindo os efeitos do não funcionamento dos caixas. O professor da Ufac José Cláudio Mota Porfiro, que costuma passar as datas festivas em sua terra natal, foi obrigado a tomar dinheiro emprestado a um amigo para não ter que retornar a Rio Branco.

Ressalto que minhas críticas não têm como alvo os funcionários das instituições, que na maioria das vezes não são culpados pela falta de compromisso e respeito que se dispensa ao público. Mas vale lembrar que no Natal passado, ao expor o que penso sobre situação semelhante, causei insatisfação a funcionários do Basa, como o leitor pode relembrar aqui.

O que dirão agora? A caixa de comentários do blog está aberta e o e-mail está na coluna ao lado. Só não me venham com as velhas desculpas esfarrapadas que todos já estão cansados de ouvir. Antecipando-me a uma delas, de que uma norma de segurança impede que os caixas sejam abastecidos preventivamente antes dos feriados, pergunto: é legítimo tolher o direito de um cidadão em nome da segurança dele próprio e/ou do patrimônio de um banco?

5 comentários:

Sued disse...

Bom dia meu Caro amigão Raimari, o que eu achei interessante é quem foi as vítimas das irresponssabilidades dos Bancos na minha Querida e abandonada XAPURI, um é Vereador da cidade e o outro é Prefeito da cidade que ligou pra tentar resolver os problemas e tambem não foi atendido e um cidadão comum como ficaria numa situação dessa? nem os seus representantes que são responssaveis por LEGISLAR em favor da população conseguem resolver uma situação na Cidade, quanto mais pessoas que não tem influencias políticas que não tem voz pra ser ouvida nesse País de Mensalões e etc??. Mais ficarei esperando meu caro, voce divulgar qual foi a atitude tomada pelo Sr. Vereador ou Prefeito da cidade? ou vão deixar que as palavras da Dona CARMEM VELOZO SE CUMPRAM?......

Luis Celso Lula dos Santos disse...

Companheiro Raimari, eu retornei das minhas férias ontem e soube com detalhes do que aconteceu em relação aos Bancos durante o Feriadão.
Já que você mencionou o Natal passado posso lhe garantir que em momento algum fiquei aborrecido com os seus comentários, apenas debati o problema até o limite que a segurança bancária me permitiu. Garanto também que em relação ao Banco da Amazônia naquele episódio você foi injusto em vários aspectos.
Também falando em nome do Banco da Amazônia concordo que o ocorrido agora no final de semana foi algo inadmissível.
Abraços,

Luis Celso

Raimari Cardoso disse...

Caro Luís Celso,

Conhecedor do seu espírito democrático, sei que não ficou aborrecido, apenas lançou mão de seu direito de contrapor minhas afirmações. Nada mais salutar para o Estado de Direito em que vivemos ou pensamos viver.

Um grande abraço.

Arysson disse...

Caro Raimari Cardoso!
Estive presente neste evento tão abrilhantado de Xapuri, e fui vítima desta lástima e descaso dos gestores destes bancos...
Alegar a existência de normas de segurança para não abastecer e gerir os caixas durante estes feriados é no mínimo falta de respeito, para não dizer tremenda cara de pau...
Tive oportunidade de conhecer inúmeras cidades festivas do Brasil e até de fora do país, e nunca ví algo assim ocorrer. Recentemente estive em Feijó, num dos principais eventos do estado, com pessoas de vários locais, e muito mais gente que ai em Xapuri, e francamente, não tive problemas com os caixas destes bancos ... Xapuri, nossa querida princesinha, não merece este tipo de conduta dos gestores financeiros da cidade ...
Abraços

Arysson

Arysson disse...

Só pergunto se estes fatos estão sendo relatados às superintendências dos referidos bancos, pois eles sim, poderão tomar providências para que este falta de respeito não ocorra mais ...