quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atitude Cidadã

Acre tem 3 candidatos ao Prêmio Betinho 2012

Está aberto o período de votação, pela internet, ao Prêmio Betinho 2012 - Atitude Cidadã (www.coepbrasil.org.br/premiobetinho). Com 72 candidatos indicados em 17 estados e 24 municípios brasileiros, o Acre está representado por três concorrentes de Rio Branco: José Conceição dos Santos, Maria José de Oliveira Pessoa e Raimunda Bezerra da Silva.

Os candidatos ao prêmio são indicados por integrantes da Rede COEP, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem diretamente ou por meio de instituições parceiras nos 26 estados e Distrito Federal.

Lançado pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP Nacional) com o objetivo de valorizar pessoas que se mobilizam, em todo o Brasil, para melhorar as condições de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade, o Prêmio, promovido desde 2008, é também uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP.

"A motivação para ajudar a transformar a realidade social brasileira é um traço marcante da atuação do COEP, desde sua criação pelo Betinho, em 1993. O Prêmio é uma forma de disseminar esse espírito e dar visibilidade a pessoas comprometidas com a promoção de melhorias na qualidade de vida de sua região", explica André Spitz, presidente do COEP Nacional.

"A divulgação nacional de ações regionais na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social", explica Amélia Medeiros, secretária executiva adjunta do COEP Nacional e coordenadora da premiação.

Sobre os candidatos do Acre

José Conceição dos Santos atua há 20 anos na defesa e promoção dos direitos humanos. Já participou do Conselho Tutelar do município de Epitaciolândia, Conselho Tutelar do município de Rio Branco e foi membro do Conselho Estadual do Idoso.

Atualmente, integra a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Acre. Com o apoio da comunidade, desenvolveu atividades de formação e difusão dos direitos humanos, ministrando palestras sobre violência doméstica, lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e Adolescente, Estatuto do Idoso, temas étnico-raciais, questões de gênero, igualdade racial e diversidade sexual, religiosa e cultural. Além disso, formou agentes comunitários em Direitos Humanos.

Maria José de Oliveira Pessoa é líder comunitária e atua como colaboradora do projeto Uso Sustentável dos Vazios Urbanos, desenvolvido por meio da parceria entre o COEP Acre e a Prefeitura de Rio Branco, visando à implantação de hortas comunitárias em espaços urbanos.

Dona Maria, como é conhecida, exerce importante papel de articulação e de mobilização entre os produtores. Dentre suas ações, desenvolveu atividades para melhoria das áreas disponíveis para produção; contribui para formação de mutirões, com o intuito de conseguir matéria-prima para o processo de compostagem e adubação; e organizou cursos de capacitação com ajuda de parceiros.

Também é peça fundamental para manter o bom funcionamento da horta e a boa convivência entre os produtores. Funcionando desde 2006, a iniciativa apresenta resultados positivos, como aumento da renda entre as famílias atendidas, antes em situação de vulnerabilidade social; recuperação da área verde da comunidade, que servia como depósito de entulhos e lixo; e aumento da segurança alimentar e nutricional na região do entorno, em função da comercialização dos produtos cultivados na horta. Outro benefício importante foi apoio do Consórcio Solidariedade em Rede (SIR), de Milão (ITA), que atua no aperfeiçoamento da organização social interna do grupo.

Raimunda Bezerra da Silva é membro fundadora e atual coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre (CDDHEP), além de coordenadora de Relações Internacionais do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). Há 30 anos atua em defesa e promoção dos direitos humanos, com participação ativa nas comunidades dos bairros Seis de Agosto, Aeroporto Velho e da Pista.

Dentre suas atividades, desenvolveu o projeto Criança e Adolescente: Viver sem Violência é um Direito, visando a formação de conselheiros tutelares e lideranças comunitárias; Direitos Humanos e Cidadania, programa de formação, com duração de três anos, para lideranças comunitárias; Revigorando o Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, oficina sobre direitos da mulher e enfrentamento à violência contra a mulher.

Também colaborou com a criação do projeto Capacitação de Educação em Direitos Humanos nos estados da região Norte e participou do projeto Mulheres da Paz. Além disso, Raimunda implantou a Rádio Comunitária Gameleira, que transformou-se em importante ferramenta de mobilização, educação, informação e interação da comunidade do bairro Seis de Agosto.

Participe - A votação é aberta a todos. Acontece de 9 de agosto a 18 de novembro de 2012, pelo site do Prêmio,www.coepbrasil.org.br/premiobetinho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do COEP Nacional.

Nenhum comentário: