quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Natex completa seis anos de atividade

Natex produz e vende 100 milhões de preservativos e a meta para o próximo ano é duplicar a produção (Foto: Raimari Cardoso)

O projeto do governo do Acre de associar o uso sustentável da floresta amazônica às tecnologias de ponta para produção de preservativos masculinos já completou seis anos de atividade. A data foi comemorada na manhã dessa terça-feira (4) em um ato que contou com a participação de funcionários da indústria e de representantes de órgãos estaduais ligados ao setor produtivo e industrial.

A Fábrica de Preservativos Natex, que é gerenciada pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), foi criada com investimento conjunto dos governos federal e estadual, em 2006, e sua implantação custou R$ 31 milhões. O empreendimento emprega atualmente 160 funcionários diretos e gera mais de 500 empregos indiretos. A produção de 100 milhões de preservativos por ano é toda absorvida pelo Ministério da Saúde, que os destina aos programas de DST.

Empresa é a única da América Latina a centrifugar o látex in natura (Foto: Raimari Cardoso)

A instalação da Natex em Xapuri não resultou apenas nos primeiros preservativos a serem fabricados com látex de seringal nativo. O empreendimento contribuiu com benefícios para a população rural como a recuperação de ramais e de varadouros, com o propósito de garantir o acesso e o escoamento da produção, e a instalação de módulos sanitários e de captação de água nas escolas e associações das comunidades extrativistas, bem como nas moradias.

A Natex também investe em pesquisas focadas no desenvolvimento tecnológico de lubrificantes naturais para substituição completa ou parcialmente do uso do atual óleo de silicone por produtos naturais da floresta.  Outro foco da indústria é o desenvolvimento de um gel lubrificante com ação retardante natural para o preservativo masculino, com base nos extratos vegetais das espécies nativas da Amazônia.

Dirley Bersch e Luiz Augusto: satisfação com o resultado (Foto: Raimari Cardoso)Dirley Bersch e Luiz Augusto: satisfação com o resultado (Foto: Raimari Cardoso)

Dirley Bersch e Luiz Augusto: satisfação com o resultado

O ato que marcou os seis anos de funcionamento da fábrica, na manhã desta terça-feira, deu destaque à importância dos colaboradores (funcionários) para o sucesso do empreendimento. Alguns deles foram homenageados com placas comemorativas. Uelinton Tomé, um dos mais antigos colaboradores do quadro da Natex, foi o responsável por falar em nome dos colegas.

“A Natex promoveu uma grande transformação na minha vida profissional”, disse ele.

Para o presidente da Funtac, Luiz Augusto Azevedo, os seis anos de funcionamento da Natex representam uma grande vitória para o governo e para a população do Acre. Segundo ele, a indústria já tem posto o seu grande desafio para os próximos anos, que é dobrar a capacidade máxima de produção para 200 milhões de preservativos por ano.

“Todos estão de parabéns por esse momento especial - o governo, a população e principalmente os funcionários desta fábrica, que todos os dias fazem com que consigamos cumprir com o nosso contrato junto ao Ministério da Saúde. E o próximo desafio da Natex já está posto, que é o projeto de dobrar a atual produção”, afirmou.

Dirley Bersch, gerente da Fábrica de Preservativos Natex, afirmou que nos últimos seis anos a fábrica conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo governo com base nos esforços de muitas mãos. Ela fez questão de enfatizar a importância dos funcionários da Natex para que a indústria estabelecida em Xapuri atingisse o padrão de excelência exigido por um empreendimento desse porte.

“Estou muito feliz pelos resultados que conquistamos e quero agradecer a todos os colaboradores (funcionários) pelo empenho que nos fez atingir nossas metas. Também quero dizer que estamos prontos para a necessidade de crescimento da nossa fábrica”, disse ela, referindo-se ao projeto de duplicação da capacidade de produção da indústria.

A Fábrica de Preservativos Natex é hoje a única empresa no ramo com sistema integrado de produção, ou seja, centrifuga o látex in natura logo que ele chega do seringal e produz o preservativo. A Usina de Centrifugação de Xapuri é a única da América Latina que possui a certificação ISO 9001.

Nenhum comentário: