terça-feira, 3 de março de 2009

Júlio Barbosa é condenado pelo TCE



Recebi um comentário dias desses aqui no blog, onde um leitor criticava a decisão do atual prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, em dar início a uma ação civil pública contra o último prefeito, Vanderley Viana, pelas malfeitorias deixadas como herança na prefeitura. Que seria apenas um ato de perseguição política e uma maneira de justificar nos problemas deixados pelo antecessor um suposto início ruim de administração.

Respeito a opinião do leitor e torço para que a cada dia novas pessoas comecem a se aventurar no exercício da crítica pautada na reponsabilidade e no respeito por quem quer que seja. Mas não vejo nada mais justo e salutar do que a atitude de se responsabilizar os maus gestores pelas lambanças promovidas nos municípios seja por comprovada incompetência seja pelo uso da velha e conhecida "arte" da corrupção.

Como um bom exemplo, vou citar o caso do ex-prefeito Júlio Barbosa de Aquino (PT), hoje Secretário Nacional de Meio Ambiente do Partido dos Trabalhadores e que administrou Xapuri entre os anos de 1997 e 2004, a quem o Tribunal de Contas do Estado do Acre condenou, no final do mês de janeiro deste ano, a devolver aos cofres do município de Xapuri a importância de R$ 318.655,48.

Além da condenação, o Tribunal multou o ex-prefeito em R$ 31.865,54 - 10% dos valor a ser devolvido - e encaminhou o processo ao Ministério Público do Acre, para que tome as medidas que entender necessárias. Clicando no documento abaixo você vê ampliado o Acórdão nº 5.774 do processo nº 13.522.2000-80-TCE em que foi relatora a conselheira e ex-petista Naluh Golveia.


Sim, Vanderley Viana deve ser responsabilizado, com pleno direito à defesa, caso comprovadas as muitas denúncias e suspeitas que giram em torno da grande bandalheira que foi sua administração. Daqui a quatro anos, o atual prefeito, Bira Vasconcelos, também estará na mesma condição de prestar contas do bom ou do mau trabalho que tenha desempenhado à frente do município.

Nenhum comentário: