quarta-feira, 25 de março de 2009

Hora do Planeta



Pois é, Xapuri não precisará aderir ao movimento Hora do Planeta 2009, ato simbólico de alerta contra o aquecimento global promovido pela Rede WWF (veja no blog do Altino) e que vai ocorrer em mais de 83 países no próximo dia 28 de março, quando as luzes serão apagadas por uma hora. Na ecológica terra de Chico Mendes a Eletroacre vem apagando as luzes todos os dias e por várias vezes.

Nos últimos cinco dias, dezenas de interrupções no fornecimento de energia causaram protestos e reclamações da população. Equipamentos eletrônicos danificados e prejuízo no atendimento dos serviços públicos foram o resultado dos apagões. No setor de cadastro da prefeitura, pessoas aguardaram por horas para poder retirar notas de serviço.

Até agora nem Eletroacre nem Guascor do Brasil se preocuparam em publicar uma nota que fosse sobre os motivos das sucessivas quedas de energia na cidade. Na tarde de ontem, o corpo de bombeiros junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram podas de árvores nas ruas para evitar o contato dos galhos com os fios, uma das razões alegadas para os apagões.

Voltando à Hora do Planeta, o ano de 2009 é crucial para o futuro do planeta, pois os países precisam assinar um acordo internacional com medidas para que se mantenha o aquecimento global abaixo dos 2º C. Será um ano de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo justo e eficiente para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.

No dia seguinte à Hora do Planeta, já começa a primeira etapa das negociações internacionais sobre o acordo de clima, em Bonn, Alemanha. Representantes da Rede WWF e do WWF-Brasil estarão acompanhando a reunião. Serão entregues os resultados da Hora do Planeta, numa demonstração de que centenas de milhões de pessoas em todo o mundo estão a favor de ações de combate ao aquecimento global.

No Brasil, o desmatamento – principalmente na Amazônia e Cerrado –, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global. No entanto, as emissões de outras fontes, como agricultura, energia elétrica, entre outras, não devem ser menosprezadas dentro de um caminho de desenvolvimento limpo.

Qualquer pessoa, cidade ou empresa pode aderir ao movimento. Basta se cadastrar no site e apagar as luzes de 20h30 às 21h30, no dia 28 de março: www.horadoplaneta.org.br

Nenhum comentário: