quarta-feira, 4 de março de 2009

"Erro de lançamento"



O Blog da Amazônia, assinado pelo jornalista Altino Machado, ouviu o ex-prefeito de Xapuri, Júlio Barbosa, sobre a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Acre de condená-lo a devolver R$ 318,6 mil aos cofres da municipalidade por falta de comprovação de saldo bancário. Júlio afirmou que aguarda ser notificado da decisão do TCE para providenciar a sua defesa e que acredita ter havido "erro de lançamento" no processo relativo às suas contas.

- Tenho que pegar todos os extratos bancários e empenhos. O meu desafio é mostrar que apliquei devidamente os repasses constitucionais de saúde e educação. Posso, digo isso hipoteticamente, ter mandado construir uma escola e a despesa ter sido lançada como sendo da Secretaria de Obras. Os meus contadores estão fazendo o levantamento necessário da documentação. Erro de lançamento é o que mais ocorre com os prefeitos no país - afirmou Barbosa.

A ex-deputada Naluh Golveia, relatora do processo do TCE que apurou irregularidades na prestação de contas da prefeitura de Xapuri, no exercício de 1999, durante o primeiro mandato de Barbosa, afirma que realizou uma apuração técnica, baseada em documentos, que pode não resultar em nada caso prevaleça espírito de corpo com motivação política. Segundo a conselheira, as contas do ex-prefeito não foram ainda aprovadas pela Câmara Municipal de Xapuri.

- Nesse caso de Xapuri, podemos perder todo o trabalho técnico que tivemos no TCE, como órgão auxiliar de fiscalização e controle de contas públicas. Para isso, basta que a política se encarregue de fazer com que as contas do ex-prefeito sejam aprovadas pelos vereadores - assinalou.

A ex-petista, que participou de atos e campanhas políticas na companhia de Júlio Barbosa, ponderou que fez uma opção de vida ao aceitar o cargo de conselheira do TCE.

- Estou aqui para zelar pelo dinheiro público. Não posso me deixar influenciar pelas amizades. Eu me sinto muito mal como cidadã diante de casos tão graves quanto esse, ocorrido na prefeitura de Xapuri. Ao relatar o processo, tive a sensação de que estava lidando com um gestor público que não gostava do povo de Xapuri, uma cidade cuja população lida com tantas deficiências. Quem gosta, toma conta e faz tudo direitinho - comentou a conselheira.

Leia a reportagem completa no Blog da Amazônia.

Nenhum comentário: