quinta-feira, 5 de março de 2009

Inventora cria bacia com furos antidengue

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Associação Nacional dos Inventores dá destaque ao trabalho de Elaine Stefano



Elas estão com tudo. Na semana do Dia Internacional da Mulher, o presidente da Associação Nacional dos Inventores, Carlos Mazzei, destaca que, cada vez mais, as mulheres têm sido empreendedoras a ponto de criar produtos inovadores, geralmente bastante funcionais: “Muito práticas, elas enxergam soluções para necessidades do dia a dia, vão em busca da regularização das patentes e batalham por espaços no mercado”.

Um dos projetos que apoiados atualmente pela ANI – e que ilustra bem o ponto de vista de Mazzei - é a Bacia com furo antidengue, invento da representante comercial Elaine Stefano. Durante uma reunião de condomínio, Elaine pensou em um produto que ajudasse os moradores a combater o mosquito da dengue. A ideia surgiu depois que um condômino comentou ter encontrado dois Aedes aegypti na varanda de seu apartamento.

Preocupada com o fato, a inventora começou a investigar as instalações de seu próprio apartamento, pois havia se ausentado por uma semana. Seguindo instruções da Vigilância Sanitária, ela havia limpado uma bacia e recolocado na área de serviço, emborcada, a fim de evitar acúmulo de água da chuva em seu interior. “Para minha surpresa, havia água acumulada na alça da bacia, servindo de ninho para as larvas do mosquito. Percebi que as alças e bordas de baldes, bacias e similares servem de reservatório de água, propiciando a desova do Aedes aegypti. Nesse momento, tive a ideia de furar as alças e bordas do recipiente, o que finalmente resolveu o problema”.

Elaine, formada em Administração de Empresas, conta que não teve dificuldades para colocar a ideia em prática, já que considera sua invenção uma importante contribuição no combate à dengue: “Até o momento, consegui que minha invenção fosse patenteada e, agora, aguardo o interesse de algum fabricante”.

Pessoas criativas como Elaine, que buscam a Associação Nacional dos Inventores (ANI) – cujo papel é incentivar e viabilizar a produção e comercialização das novas criações – contam com o apoio dessa entidade sem fins lucrativos para patentear sua invenção e conseguir empresários que fabriquem seus produtos. “Simples ou bastante técnicas, muitas invenções podem se transformar em grandes negócios. E nosso papel é trabalhar para que isso aconteça”, finaliza Mazzei.

Fonte: Em Pauta Comunicação

4 comentários:

Confeitaria Vida Doce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Confeitaria Vida Doce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Confeitaria Vida Doce disse...

Parabéns a inventora Elaine Stefano por essa idéia da bacia antidengue Uma solução simples e muito eficiente.

Úrsula Mendes

Confeitaria Vida Doce disse...

Parabéns a inventora Elaine Stefano por essa idéia da bacia antidengue Uma solução simples e muito eficiente.

Úrsula Mendes