segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pegou mal

imagem

Li no blog do Joscires, dias atrás, que a diretora geral do Detran, Sawana Leite de Sá Paulo Carvalho, havia publicado no Diário oficial do Estado do Acre (clique na imagem para ampliar) portaria elogiando os servidores do órgão que desempenharam atividades de “educação e fiscalização de trânsito” em Xapuri durante as festividades do novenário de São Sebastião, padroeiro da cidade.

Dei uma clicada lá para conferir a “menção de elogio” concedida aos agentes do trânsito que, caso tenham sido realmente “zelosos, brilhantes, dedicados, eficientes e competentes”, como afirma a diretora na peça de pura rasgação de seda, não estariam fazendo nada mais que cumprir com suas meras obrigações funcionais.

Ocorre, como já expliquei aqui no blog, que antes de dar início ao desastroso trabalho que foi feito em Xapuri, o coordenador de educaçao em trânsito João Féliz de Lima e Souza Bisneto se dirigiu à emissora de rádio da cidade e afirmou que a atuação dos seus comandados teria caráter “educativo e de conscientização”. Afirmou também o coordenador que motoristas somente seriam autuados em casos de flagrante desrespeito à legislação de trânsito.

Pura balela. Na prática, o que aconteceu foi uma ação puramente repressiva e fora dos padrões praticados no cotidiano do trabalho da polícia em Xapuri. As blitzes realizadas paravam todo e qualquer vivente que dirigisse um carro e pilotasse uma moto. Dezenas de motociclistas fizeram fila em frente ao cemitério da cidade para serem multados por estarem com as viseiras dos capacetes levantadas.

Repito que não se trata de questionar a aplicação da lei, mas insisto em apelar para o bom senso. No dia a dia da cidade, o policiamento de trânsito não cobra dos condutores de motocicletas o uso de viseiras abaixadas dentro do perímetro urbano nem tampouco os próprios policiais assim as usam. Por que, então, a sanha violenta de tirar do bolso do cidadão o mirrado e suado dinheirinho?

Quanto à portaria da diretora do Detran, além de cafona e desnecessária, caiu como resposta deselegante ao coro de reclamações de pessoas que vieram a Xapuri prestigiar a maior festa da cidade e foram destratadas por pessoas que, de uma maneira ou de outra, representavam os anfitriões. Pegou muito mal.

4 comentários:

adaides theodosio disse...

Na verdade concordo com você, são muitas coisas que deve muda em nossa cidade. Por exemplo em cima do seu questionamento referente á este assunto, a sinalização de nossa cidade colocaram placas sim mais indicando simplismente os locais, o que precissamos e sinalização que os ciclista, pedestres e condutores de veiculos possam circular corretamente em nossa cidade.

adaides theodosio disse...

Na verdade concordo com você, são muitas coisas que deve muda em nossa cidade. Por exemplo em cima do seu questionamento referente á este assunto, a sinalização de nossa cidade colocaram placas sim mais indicando simplismente os locais, o que precissamos e sinalização que os ciclista, pedestres e condutores de veiculos possam circular corretamente em nossa cidade.

del disse...

Repasso a vc. o comentario que fiz ao Xapurinews.

Caro Joscires O. Angelo, meu nome e Airton Jose Dassoler, servidor do DETRAN-AC, (quero ressaltar que estou falando em meu nome e não represento aqui e em nenhum momento deste comentario o DETRAN-AC e seus diretores.) que estava na cidade de Xapuri na semana que aconteceu tal evento, muito importante para a população daquele municiio. Aproveitando a ocasião, venho agradecer ao povo xapuriense pela otima recepção e apoio recebido durante a nosso estadia na cidade.
Para começar a apagar essa mau impressão quero lhe dizer que, realizamos sim um belo trabalho em Xapuri, orientando e conscientizando os condutores, ciclistas e pedestres durante as blitz que realizamos, tambem organizamos o transito e acompanhamos os cortejos e atividades realizadas pela prefeitura e entidades durante a semana toda, e que, em nenhum momento agimos da forma que o Sr. desrespeitosamente cita em seu comentário, quero ainda salientar que a equipe do DETRAN-AC não lavrou nenhum auto de infração naquele municipio e que se houve algum tipo de repressão, este foi feito pela PM, coorporação que não está sob o comando do DETRAN e nem pela equipe que lá estava representando a autarquia, portanto, se o SR. tem alguma reclamação a fazer, (considerando que o trabalho da PM foi feito de forma legal e dentro do que o comando da coorporação exigiu) o Sr. deveria se dirigir às pessoas certas, e por favor, com educação.

Airton Jose Dassoler
Examinador de Transito - DETRAN-AC.

Unknown disse...

Rosane
Eu não estava na festa mas fiquei sabendo que foi um total absurdo essa fiscalização em nossa cidade e que na verdade espantaram os turistas que vem tão pouco, aqui por ser contra mão e quando tem um motivo para adentrar são reprimidos e convidados a se retirarem, pois é isso o que acontece ninguém fica onde é maltratado.