sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Oi emperra mudança do TJAC para nova sede

Oi causa prejuízos e transtornos no Acre

Altino Machado

Uma nota da direção do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), divulgada nesta sexta-feira (18), responsabiliza a operadora Oi de causar prejuízo financeiro, transtornos e atraso na ocupação da nova sede do Judiciário, inaugurada no final de dezembro.

A operadora é criticada por não ter atendido solicitação do Tribunal de Justiça para instalação da fibra ótica necessária para os links de comunicação de dados, do sinal de internet e dos sistemas utilizados pelo Judiciário do Acre, como o Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

O TJAC argumenta que o atraso na mudança acarreta gasto mensal de R$ 100 mil com o aluguel dos imóveis que abrigam várias unidades do Judiciário em diversos pontos de Rio Branco.

A sede do Judiciário do Acre abrigará os setores administrativos e de atendimento ao público, gabinetes dos desembargadores e da administração superior do Tribunal, Câmaras Cível e Criminal e Diretoria Judiciária, diretorias e assessorais, além da Escola Superior da Magistratura do Acre, o Centro de Capacitação dos Servidores (CECAP) e os setores de almoxarifado, arquivo e patrimônio.

- Além disso, a nova sede possibilitará ao TJAC a redução de gastos com telefonia, serviços gerais, de energia e transporte, já que os setores funcionarão no mesmo espaço, concentrando as atividades administrativas e jurisdicionais, modernizando os fluxos de atividades - afirma a nota.

Segundo o TJAC, a Oi havia se comprometido a executar a instalação da fibra ótica no começo de fevereiro. Diante do prejuízo financeiro e dos transtornos quanto ao cronograma de mudança e metas definidos pelo Tribunal de Justiça, a direção tem insistido nas solicitações e aguarda manifestação da empresa.

Consultada pela reportagem, a gerente de relações institucionais da Oi no Acre, Kátia Garbin, disse que está em Brasília, com destino ao Acre.

- Não tenho conhecimento da nota do Tribunal de Justiça. Estou embarcando agora e prefiro me manifestar quando chegar ao Acre.

A imagem da nova sede do TJ foi captada no site da instituição.

Nenhum comentário: