terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Poesia xapuriense

Do site do IFAC

A edição 15 da revista Escrita Guatá - Cultura em Movimento divulgou as poesias "Currículo oculto" e "Perdidos nas Estrelas" de autoria de Maria de Nazaré Uchôa, aluna do curso técnico subsequente (pós-médio) em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Xapuri.

Nazaré mora no Sibéria, bairro xapuriense localizado às margens do Rio Acre. Para frequentar as aulas, ela atravessa o rio todos os dias numa pequena embarcação, conhecida como catraia. Destaca-se por desenvolver várias atividades como escrever poesias, declamar, jogar futebol e atuar. Além disso, ganhou a etapa regional do Prêmio Técnico Empreendedor com o projeto "Agência de Turismo Receptivo Xapurys" ao lado do colega de curso Edmilson Freitas de Oliveira.

A publicação na revista da Associação Guatá - Cultura em Movimento com sede em Foz do Iguaçu (PR) foi possível por gestão da professora de língua portuguesa do IFAC - Campus Rio Branco e Campus Xapuri, Maria Cristina Lobregat que já conhecia o grupo da cidade onde lecionara. "Quando vi as poesias da Nazaré achei que ia valer a pena mandar para a Associação Guatá. Mandei e deu certo! Eles decidiram publicar", disse a professora na mesma edição.

Nota: Na foto, Nazaré recebendo exemplar da revista pelos diretores do campus Sérgio Flórido e Wemerson Fittipaldy. Clique aqui para acessar a versão eletrônica da revista. As poesias de Nazaré estão na página 26.

Nenhum comentário: