sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Saúde Pública

Leio no blog do Leonildo Rosas:

“Médicos com conduta ética e profissional comprometida estão na mira do Ministério Público Estadual (MPE).

Recentemente, um urologista deixou dois pacientes anestesiados na sala de cirurgia do Hospital das Clinicas e, de mau-humor, foi para casa sem realizar as devidas cirurgias.

O procurador-geral do MPE, Sammy Barbosa, foi informado e mandou tomar as devidas providências.

Há médicos que têm dois contratos e, por não poderem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, apresentam atestado num local e trabalham normalmente no outro. Esses casos também estão sendo apurados.

Para que haja melhoria no sistema, é fundamental que os maus profissionais sejam punidos. As punições servirão de exemplo e sinalizarão para a sociedade que a administração estadual não está disposta a encobrir o malfeito.

Muitas vezes o remédio mais amargo é o melhor”.

Em Xapuri o grande problema da Saúde não é a falta dos médicos ao trabalho, mas sim a inexistência deles. Aliás, esse problema é crônico e se arrasta por vários anos. Nesta semana que finda, um único profissional se desdobrava para dar conta de atender tanto aos pacientes internados no hospital Epaminondas Jácome quanto às dezenas de pessoas que procuravam a mesma unidade de saúde em busca de consultas médicas, o chamado atendimento ambulatorial.

Na semana passada, o prefeito Ubiracy Vasconcelos informou estar negociando com o governo do Estado uma solução para, ao menos, mitigar a situação. A falta de profissionais nos postos de saúde, principalmente no Centro de Referência Félix Bestene Neto, sobrecarrega o hospital, que deveria atender somente aos casos de emergência. Segundo o prefeito, o município não possui condições de bancar sozinho os custos para manter no município uma quantidade de médicos que seja suficiente para atender à demanda.

Hoje, o município de Xapuri conta com apenas dois médicos do programa Saúde da Família, lotados nos postos de saúde dos bairros Sibéria e Pantanal, mais dois do hospital Epaminondas Jácome, sendo que o médico Mário Perez Romero, já com idade avançada, está em vias de se aposentar, o que ocorrerá muito em breve. A saída do “doutor Mário”, como é conhecido, traz outra preocupação por se tratar do único cirurgião de que a cidade dispõe.

A secretária municipal de Saúde, Maria Maciel, informou nesta sexta-feira que a prefeitura pode fechar contrato até este final de semana com mais uma médica que se apresentou em Xapuri em busca de trabalho. Outra informação da secretária ainda está em “off” e precisa ser oficializada pelo governo do Estado: o governador Tião Viana estaria contratando 3 novos médicos para Xapuri, mas a grande dificuldade seria a falta de oferta desses profissionais no Acre.

Nenhum comentário: