domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dexistas

dxer_hk1

Recebi email, esta semana, do dexista sueco Henrik Klemetz (foto acima), que sintoniza a Rádio Educadora de Xapuri em OT (Ondas Tropicais) a mais de 9.000 quilômetros de distância, na península escandinava. “Você sabia que a propagação da emissora está no seu melhor às 6 da manhã e às 6 da tarde (horário do Acre)?”, perguntou afirmativamente na mensagem sobre o fenômeno conhecido como aprimoramento crepuscular, um verdadeiro milagre para os adeptos dessa atividade.

Para mim, no entanto, já não era surpresa que um transmissor de apenas 1 kW conseguisse chegar tão longe. Em 2003, o norueguês Tore B. Vik (foto abaixo) também captou o sinal de OT da emissora xapuriense na cidade de Mysen. Na oportunidade, Tore Vik enviou uma carta escrita em espanhol falando sobre sua recepção, que publiquei aqui no blog no ano de 2007.

Tore Vik - Norway

Dexista há quase 60 anos, Tore Vik, que tem 73 anos de idade, é oficial aposentado do exército norueguês. Ele já ouviu entre 2.000 e 2.500 rádios de todas as partes do mundo, mas tem a atenção especialmente voltada para emissoras da América Latina. Converso sempre com Tore via messenger. Nesta semana, ele me consultou sobre mudanças na frequência da Rádio Educadora de Xapuri em OT.

No Portal Cultura, encontrei uma entrevista com o norueguês na qual ele fala sobre o hobby de colecionar escutas de emissoras distantes. Avô de duas crianças, Tore Vik conta na entrevista que seu interesse por rádio começou em 1952, aos 14 anos de idade. Nesses 59 anos como Dexista, perdeu a conta de quantas estações de rádio estrangeiras já ouviu, mas lembra que a emissora latino-americana mais distante que captou foi a rádio Base Esperanza, que funciona na base argentina da Antártida, a região mais inóspita do planeta.

Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: