sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Vassouras ecológicas

Acusado no início do mandato de colocar abaixo as poucas realizações do seu antecessor, o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), está disposto a ressuscitar uma iniciativa fracassada do ex-prefeito wanderley Viana: a fábrica de vassouras ecológicas, produzidas a partir de garrafas de refrigerantes (PET), promessa de geração de emprego e renda que não chegou a funcionar sequer por um mês, quando foi levada a efeito no ano de 2008.

Na realidade, o ex-senador Geraldo Mesquita é que foi o pai da idéia de criação da fabriqueta em Xapuri. Seu gabinete forneceu os equipamentos e a qualificação dos trabalhadores que trabalharam na produção dos primeiros exemplares das vassouras. Mesquita trouxe a idéia de Fortaleza, capital do Ceará, onde, segundo ele, fábricas como essas são um sucesso na geração de emprego e renda, com resultados de caráter sócio-ambiental.

No caso de Xapuri, o empreendimento foi um grande fracasso, como todos sabem. Inaugurada com pompa e farto foguetório (clique aqui e leia), a fábrica não chegou a pagar os primeiros salários de cerca de 30 trabalhadores que apostaram na oportunidade de emprego. O “Complexo de Empresas Públicas de Xapuri”, como foi batizado o conjunto formado pela fábrica de vassouras, cerâmica municipal e uma fábrica de carvão, se constitui  numa das maiores piadas da administração passada.

Para fazer voltar da morte à vida o projeto das vassouras, Bira Vasconcelos conta com o apoio do governo do Estado. Os recursos para a reativação da fábrica virão dos convênios que foram assinados nessa quinta-feira (17) destinados à geração de emprego e renda no município. “Sou fã das boas ideias, e essa, do ex-prefeito Wanderley, é uma delas, que apenas não foi bem gerenciada. Com boa gestão, a fábrica”, de vassouras tem tudo para ser um bom empreendimento sócio-ambiental para Xapuri”, disse o prefeito.

Nenhum comentário: