segunda-feira, 12 de setembro de 2011

“A turma da bota”

Laura Elisa

Venho aqui me manifestar em relação ao sensionalismo mesquinho que cerca o acontecimento infeliz com Anderson Mattos, o Mangaba.

Já fazem 9 dias do acontecido, e a população de Xapuri ainda fazem comentários maldosos e preconceituosos em relação a esse fato. O certo é que ninguém realmente sabe o que aconteceu naquela madrugada com certeza, já que o agredido não estava podendo falar (e agora encontra certa dificuldade na fala).

Tudo o que sabemos é o que a maioria das pessoas de Xapuri gosta de fazer: BOATOS. E que tem muita contradição no caso. Gostam tanto que só nessa semana o Anderson morreu 3 vezes.

Enfim, venho aqui apenas esclarecer ou lembrar aos leitores de seu blog que quem acertou a fivela na cabeça de Mangaba foi o rapaz de Brasiléia, Renan, e não Mairon, Marcelo e L.M.

Não estou dizendo que eles são culpados ou inocentes, apenas sendo imparcial e mostrando o lado deles e da família deles também, mas o massacre que as pessoas fazem com palavras e muitas vezes calúnias em relação a esses meninos é bem exagerada. Não podemos condenar as pessoas pelo erro de outros e nem por coisas feitas no passado.

Se formos olhar o passado, veremos que tanto a vitima quanto os acusados da agressão não estão tão diferentes assim.

A questão toda virou fato político. O tio político da vítima quer usar o caso para atingir a reputação do pai político dos acusados. Se fosse um incidente desse porte com outros individuos quaisquer não haveria tanta repercussão. Falo porque já ocorreu algo semelhante, porém com morte em  nossa cidade, mas como a vitima não "era importante" o caso ficou impune. Agora porque envolve 2 familias tradicionais, aí tem todo um cuidado, em especial, para colocar a vida política em jogo.

Outra coisa que vemos, como citei no começo, é a questão do sensionalismo mesquinho. As pessoas que nada sabem ofendem e xingam os meninos com palavras grosseiras e estupidas.

Chamá-los de vagabundos  (eles estudam, tem compromisso com o futuro, e não podemos esquecer que são jovens, bebem, brigam e tentam apartar briga de amigos idiotas).

Marginais? (porque marginais? eles não vivem à margem da sociedade, têm estrutura familiar, trabalham e brincam, se divertem). Pitboys? (eles são cowboys ou peões e não boys,) arruaceiros (não estou aqui para dizer que eles são inocentes ou nunca brigaram...). Denominá-los de "Gangue da bota" é bem pesado também (afinal, eles sempre organizam ou estão por dentro de fatos que promovam a onda sertaneja, a prova de laço em Xapuri).

Tudo bem, mas acredito que essas palavras atinjam mais ainda a família desses garotos. Porque condenar os pais pelo erro dos filhos? Os pais só mostram o caminho certo a ser seguido, o filho pode escolher atalhos, ou optar por seguir outro, e os pais não podem ser acusados caso as escolhas forem erradas.

Agora, o vice-prefeito e esposa não podem sair de casa que lá vem o bombardeio de interrogatórios. Os filhos devem ser punidos pelos pais e não os pais punidos pelos erros dos filhos.

Passados 9 dias, acredito ser o melhor que justiça resolver o caso, os fofoqueiros plantonistas ficarem na sua e as famílias resolverem entre o si o que deve ser resolvido.

A "Turma da Bota", vamos denominá-los assim, vai dar a volta por cima, assim como Mangaba vai se recuperar, torço pra isso.

Laura Elisa enviou o texto por e-mail e não forneceu maiores detalhes sobre si mesma.

5 comentários:

Joaquim Vidal disse...

A Pimenta só arde nos olhos de quem pega.

Turma Da Bota disse...

A Pimenta só arde nos olhos de quem pega.??

Quem tem telhado de vidro, n atira pedra no telhado vizinho...

...Passados 9 dias, acredito ser o melhor que justiça resolver o caso, os FOFOQUEIROS plantonistas ficarem na sua e as famílias resolverem entre o si o que deve ser resolvido.

cristian disse...

Voz do Povo
Concordo com Laura Eliza, que esse acontecido tenha repercutido alem do normal, pelo fato dos envolvidos serem de famílias tradicionais e políticos, que de fato são vistos pela sociedade como pessoas de bem.
Xapuri lamenta muito pelo ocorrido, logo que o local do acontecimento era para pessoas de Xapuri e visitantes se divertirem, e virou um palco do UFC Brasil, porem em Xapuri e não no Rio...
Não podemos aceitar que os pais sejam caluniados por pessoas que querem tirar proveito e fazerem política, já que seus filhos de acordo com a lei, respondi por seus atos.
De acordo com o que foi relatado neste espaço, Laura afirma “O certo é que ninguém realmente sabe o que aconteceu naquela madrugada com certeza, já que o agredido não estava podendo falar” , e afirma ‘ quem acertou a fivela na cabeça de Mangaba foi o rapaz de Brasiléia, Renan, e não Mairon, Marcelo e L.M.”. Então tem pessoas que sabem o que realmente aconteceu naquela madrugada, porem estão omitindo informações. E a população quer que sejam apurados o fatos e esclarecidos, para que os responsáveis não fiquem em puni pelo fato de serem filhos de políticos e famílias tradicionais.
Como são pessoas conhecidas e de boa índole, qualquer fato relacionado a essas pessoas terá repercussão maior, pois o povo acha que eles deveriam dar bom exemplo já que(“eles estudam, tem compromisso com o futuro..”). O povo que saber qual o futuro...? Pois esta não é a primeira vez que, “Turma da Bota” se envolve em brigas, confusões e etc...e se ficarem em puni não será a última.
Como Laura Eliza diz “A "Turma da Bota", vamos denominá-los assim, vai dar a volta por cima”, espero que essa volta por cima não seja sinônima de impunidade,. já que são de famílias tradicionais, políticas e tem condições de pagarem um bom advogado, que os responsáveis pela agressão sejam punidos e paguem pelos seus atos.


Dyogo Lima.

Cleilson ALves Da Silva disse...

REalmente é chato colocar essas famílias( HEriberto e esposa ) nessa história... é claro que eles não tem nada haver...
MAis vejo dizer " Que a justiça faça seu papel ".... Mais não vejo ninguém dizer que a saúde do anderson volta a ser como era...

Cristian essa sua colocação, de comprar essa violência com UFC brasil, é meio sem fundamentos...

E concordo com o primeiro comentário.

Cleib disse...

Um texto tão mal escrito(falta de coesão e foco) e cheio de simbolismos que endossam e reproduzem a própria cultura da violência não devia ser publicado aqui onde já vi belos textos.