domingo, 18 de setembro de 2011

“Camisinha defumada”

Natex promove integração entre produtores de látex e processo de fabricação de preservativos masculinos

DSC09276

Visitas de comunidades extrativistas à indústria fazem parte de programa de prevenção contra DST’s e de interação entre as equipes da fábrica e os responsáveis pela produção da matéria-prima dos preservativos.

Acompanhei visita de seringueiros da comunidade Guarani à linha de produção da fábrica Natex, na tarde deste sábado (17). No dia anterior, outros extrativistas das comunidades Japão, Simitumba e Palmari haviam feito o mesmo programa. A ação faz parte da iniciativa da indústria estatal de preservativos masculinos para integrar os responsáveis pela produção da matéria-prima, o látex nativo, com as equipes incumbidas do processo de produção das camisinhas.

A programação elaborada pela direção da fábrica para os meses de setembro e outubro vai atender, de acordo com a gerente Dirley Bersch, cerca de 16 comunidades extrativistas com mais dois objetivos: orientar os produtores com relação ao uso correto do preservativo como maneira de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e conscientizá-los da importância das boas práticas de coleta do látex para a qualidade final do produto.

Um dos visitantes se mostrou impressionado com a maneira com que as camisinhas são produzidas. “Achei que fossem defumadas”, disse.

DSC09312

Ainda este ano, a Natex pretende envolver na programação de visitas à linha de produção da fábrica cerca de 500 famílias de extrativistas de Xapuri e dos municípios vizinhos.

A reportagem completa está na Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: