Criado no ano de 1974 pelo vereador João Simão dos Santos, o saudoso “João Sabiá”, o Peladão da Semana da Pátria tornou-se uma das maiores tradições esportivas do município de Xapuri. O evento sobrevive ao tempo reunindo anualmente dezenas de times das zonas urbana e rural, a maior parte deles formada de última hora com jogadores de todas as idades.
No Peladão, a regra maior é ninguém poder calçar chuteiras. Os “atletas” jogam as partidas descalços enfrentando a alta temperatura do gramado seco pela estiagem, enchendo os pés de bolhas de sangue, em muitos casos. Nada disso representa dificuldade para a realização dos confrontos, sempre eliminatórios, que começam sempre no Dia da Amazônia (5) e terminam no dia da Independência do Brasil (7).
Cerca de 30 equipes estão disputando a festa esportiva deste ano, mas esse número já chegou a quase uma centena em outras edições. A decisão do torneio está marcada para às 8:30 da manhã do dia 7. O palco é o bom e velho estádio Álvaro Felício Abrahão.
A imagem é do blog Xapuri em Destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário