quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Elias Dias de Souza

elias_dias_de_souza

Elias Dias de Souza é dos personagens reais do filme “Soldados da Borracha”, do diretor acreano Cesar Garcia Lima, será exibido em Rio Branco, nesta terça-feira, 13, no Cine Recreio.

O soldado da borracha mora a poucos metros da casa do ex-companheiro de luta Chico Mendes, a quem ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri.

Nascido nos seringais do Acre, descendente de nordestinos, Elias participou ativamente da luta sindical que se desenvolveu no Acre a partir dos anos 1970.

Aos 77 anos, ele diz no filme: “Eu ainda hoje tenho honra e se pudesse ainda cortava seringa.”

O filme

Exibido nos festivais Cine Las Americas (Estados Unidos), Brésil em Mouvements (França) e nas mostras Cine Mube-Vitrine (São Paulo) e Etnodoc (Rio de Janeiro), o documentário, realizado entre as cidades de Rio Branco, Plácido de Castro e Xapuri, aborda, segundo o diretor César Garcia, o presente que dá novo sentido à História:

“É a partir da vida atual dos soldados da borracha que essa saga faz sentido para as novas gerações e dignifica os que dela participaram. Tem sido muito gratificante enviar o filme para outros países e estados e saber que mais e mais pessoas estão conhecendo essa saga.”

Leia mais.

Nenhum comentário: