quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Acre abre etapa estadual das conferências

O Acre será o primeiro estado a realizar, nos próximos dias 22 e 23, sua Conferência Estadual de Mulheres, convocada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Acre. Está prevista a participação de cerca de 150 delegadas, eleitas nas conferências municipais realizadas em todos as cidades do Acre, além de 80 trabalhadoras rurais e 20 produtoras, entre agricultoras, extrativistas e artesãs, que farão a exposição de seus produtos durante os dois dias do encontro. A ministra interina da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Rosana Ramos, vai participar da Conferência.

A cultura da florestania, que caracteriza o modo de vida e os valores e tradições dos povos das florestas, será um das marcas da Conferência das Mulheres acreanas. Entre os principais temas dos debates estão as políticas públicas voltadas para a atenção e melhoria do atendimento à saúde da mulher, para a inclusão das acreanas nas esferas de poder e decisão, e as que abram caminhos para a autonomia econômica e as protejam da violência doméstica.

Plano estadual

A diversidade de modos de vida e as diferentes geografias do Estado serão representadas na Conferência. Artesãs, donas de casa, gestoras municipais, índias, parteiras tradicionais, agricultoras organizadas em associações e cooperativas de produção, assim como as mulheres urbanas estarão juntas para traçar um plano estadual de políticas para as mulheres.

Para chegar à Conferência, as delegadas da região do Rio Juruá, no oeste do estado, dos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Valter e Marechal Thaumaturgo, terão que viajar de barco até três dias para Cruzeiro do Sul, e de lá até a capital, Rio Branco, de ônibus, por cerca de 13 horas.

Já as delegadas de Santa Rosa, município às margens do rio Purus, na fronteira com o Peru, terão que viajar de avião, único meio de chegar mais rápido.

Conferência Nacional

A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, com o tema Autonomia e igualdada para as mulheres será realizada entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Brasília.

Mais informações aqui.

Nenhum comentário: