segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Violência em Xapuri

Vice-prefeito Eriberto Mota se manifesta sobre envolvimento de filhos em agressão

Visivelmente emocionado, o vice-prefeito de Xapuri, Eriberto Mota, se dirigiu à Rádio Educadora de Xapuri na manhã desta segunda-feira para se pronunciar sobre o envolvimento de seus filhos, Mayron e Marcelo, na confusão da qual Anderson Pereira de Mattos saiu gravemente ferido, na madrugada do último sábado, após participar do Carnaval Fora de Época.

Eriberto Mota afirmou que está muito preocupado com o estado de saúde de Anderson, que é filho do ex-bancário Jéferson Mattos, de quem o o vice-prefeito diz ser amigo. Ele fez questão de deixar claro que, independentemente do grau de participação de seus filhos na agressão, jamais haverá de sua parte alguma intenção de protegê-los de suas responsabilidades.

“Antes de mais nada gostaria de dizer que estou muito triste com esse acontecimento, principalmente pelo de fato de o pai de Anderson ser meu amigo. Como pai, quero dizer que não tenho a intenção de defender ninguém e espero que a polícia apure o que aconteceu realmente e que cada um responda de forma justa por aquilo que fez”.

O blog não conseguiu apurar melhor os fatos na manhã desta segunda-feira porque, alegando estar com sua mesa cheia de “procedimentos”, o novo delegado titular de Xapuri, Antônio Carlos Marques, não atendeu ao meu pedido de prestar algumas informações sobre o caso que causa repercussão principalmente por envolver membros de três famílias tradicionais da cidade.

Informações de testemunhas dão conta de que os ferimentos mais graves sofridos por Anderson Mattos foram ocasionados por golpes de uma fivela de cinto cowboy desferidos por um estudante de medicina chamado Renan Dankar, amigo dos filhos do vice-prefeito. As pancadas foram tão fortes que quebraram o crânio da vítima.

Com base nas mesmas informações, a confusão teria começado depois que Anderson viu uma suposta namorada sua reunida com o grupo de amigos dos filhos do vice-prefeito. Após tomar satisfação com a garota, ele teria desferido um soco em Renan, a partir de quando começou a ser espancado por uma multidão até perder os sentidos no solo.

Segundo informações da família, Anderson foi submetido a uma cirurgia de emergência ainda na tarde do domingo (4) no Pronto-Socorro de Rio Branco, para onde foi encaminhado logo em seguida aos acontecimentos em Xapuri. Até o fechamento do post, não havia nenhuma informação sobre o seu estado de saúde.

11 comentários:

Eden disse...

Infelizmente o que Xapuri oferece para seus jovens é somente festas. Antigamente havia campeonatos de todas as modalidades destinado para a juventude, lembro-me muito do bem do saudoso João Mucuim que preocupava-se com a juventude e os fazia com poucos recursos ou quase nenhum. Todos os dias observamos notícias péssimas de nossa cidade nos mais diversos meios de comunicação. É uma cidade tão pequena para muitos problemas, algo está errado e infelizmente não se admitem os erros. Pela publicação que observo nos blogs de nossa cidade a quantidade de droga que corre em Xapuri é fora do comum. Nâo se combate o tráfico com repressão e sim com prevenção e com programas sociais destinados, principalmente à juventude. Palestras servem para orientar, mas as mesmas ficam perdidas se efetivamente não se planejar meios para que os jovens se desviem das drogas. Antes que alguém me interprete de forma errada, não estou aqui querendo dizer que o caso da presente agressão tenha o envolvimento de qualquer tipo de droga, no entanto, não podemos admitir que a violência tome conta de nosso município, seja em qualquer circunstância que for. Fico triste pelos pais da vítima e agressores pq sei que os mesmos não deram uma educação de forma equivocada aos mesmos.

1ª Igreja Batista de Xapuri disse...

Caro Raimari,
segundo Mariana Uchoa, o Anderson já está na casa de familiares em Rio Branco, encontra-se em repouso absoluto, e aguardará uma nova cirurgia somente no ano q vem. Ainda segundo ela, a violência sofrida por ele afetou a sua fala e ele terá q se submeter a tratamento com fonoaudiólogo para recuperar a fala.
Sem mais para o momento e aguardando a justiça de Deus e dos homens,
Diego Ferraz, primo e amigo de infância do Mangaba

Ducarmo disse...

Boa tarde prezado blogueiro Raimari, sou uma apaixonada por Xapuri, pela historia do saudoso Chico Mendes; Desta pequena e modesta cidade ja sairam grandes personalidades; Tenho acompanhado noticias da querida Xapuri recente, onde através de um amigo localizei seu blog, e fiquei muito triste por tudo que tem acontecido... e realmente tenho que concordar com aquela senhora que diz "Xapuri esta uma merda", como alguns dos leitores e moradores fizeram ampla defesa CONTRA esta frase, me abstive de tercer qualquer comentário, mas diante de noticia recente, não posso me calar como uma grande admiradora deste municipio, como pode o municipio promover um carnaval fora de epoca imagino que este tenha sido amplamente divulgado e os proprio filhos do vice-prefeito agredir brutalmente uma pessoa, que lastima, de fato e de direito minha admiravel cidade está uma MERDA.

Sued disse...

Dinheiro pra investir na saúde e na educação não tem,agora pra promover esses ringues a céu aberto aí aparece verba rapidinho,eu lamento profundamente esse ato de selvageria cometido pelos filhos de um gestor ou representante do povo,eu sei que o ERIBERTO tem uma indôle totalmente diferente do que os seus filhos praticaram,ha quem ainda ache que a DONA CARMEN estava errada?????

Cleilson ALves Da Silva disse...

Fica duas perguntas: Haverá justiça?
Ou a justiça só servi pro menos desfavorecido da sociedade?

Fico mais contente com a comentário do Diego ferraz.
NOsso amigo mangaba vai sair dessa..

Rubinho disse...

O que deve servir de lição, é a postura firme de Eriberto. Não se pode transformar um incidente - com graves consequências - num corolário das mazelas xapurienses. Minha solidariedade às famílias de dois de meus grandes amigos, a quem cabe, e apenas a eles, resolver de forma justa e civilizada o entrevero entre dois jovens que se conhecem desde crianças. Menos, pessoal...menos...

Lennon disse...

Espero que aja justiça sim;
Nenhum ser humano tem direito de tal covardia, de tal brutalidade.
Nossa cidade é pequena, e creio que uns 60% da população se conheça muito bem! Por que tanta violência, tanta maldade!!! Que a justiça seja dada corretamente aos responsáveis de tamanha avaria.
Deus ta com o Anderson, e ele vai sair dessa. E da que uns dias ele vai ta ai, rindo de tudo isso que aconteceu. Se Deus quiser, e ele a de querer! um abraço a todos os familiares e amigos de Anderson(Mangaba).

Ah... que carnaval foi esse em? “a banda Frutos da terra ta de parabéns. Vocês estão se perdendo a que em xapuri, se escrevão no ídolos, astros, qual o seu talento, GARAGEM DO FALSTÃO sei La, vcs são os caras”... rsrs! Ki bst!

Paolo Almeida (P.A) disse...

Olá Raimari, é lamentavel o que vem acontecendo em nossa cidade, é droga, violência de todo gênero, os jovens a mercê de todo o tipo de mazelas e o poder público e a própria sociedade não fazem nada para reverter esse quadro, pelo contrário, promovem atividades que associadas ao álcool, prostituição, drogas, violência e por ai vai, dão manchetes à situações trágicas. Fiquei muito chocado pela violência aplicada ao meu colega de infância, o "Mangaba", estive no hospital no domingo pela manhã, onde levei meu filho Felipi de 9 anos, pois tinha ferido o pé brincando no fundo do quintal de minha mãe-avó, e quando chego no hospital me deparo o colega no leito e sem condições de falar, comunicando-se apenas pela escrita, juntamente com seus pais e alguns parentes. Pra mim que seria um final de semana tranquilo e de comunhão com minha família e amigos, retornei de Xapuri à Brasiléia com a impressão de revolta e tristeza, não apenas pelo o acontecido, mas por todo o contexto social deplorável que meus amigos de infância, colegas da escola, da fanfarra, das peladas, famílias tradicionais, pessoas que eram exemplo para mim quando era criança. Oramos para que esse quadro sombrio e manchado se transforme em um ambiente de paz e dignidade para todos. É isso!

BLOG CATEGORIA DE BASE-DF disse...

OI

Diego disse...

Acredito que este acontecimento seja mais um fato isolado do que mesmo um fato rotineiro em Xapuri, mas que de forma alguma deve ser ignorado, pelo contrário.

Mas se os senhores que acessam o blog do Raimari estivessem na Delegacia de Xapuri, ao rádio do quartel da PM ou nas ruas da cidades na horas finais de cada noitada de festas, todos perceberiam o que eu já percebi há tempos...

São muitas ocorrências policiais comparadas ao que Xapuri tem a oforecer de bom aos seus moradores e visitantes...

Infelizmente, para alguns casos, as coisas tendem a mudar somente quando sangue é derramdo...

Shirley disse...

Infelizmente essa não é a primeira vez que esses rapazes que se intitulam Gang da Fivela atacam as pessoas. No final de semana antes do Carnapuri, eles agrediram outro rapaz na Boate do Mirantes. Felizmente esse teve mais sorte do que o Anderson, pq só saiu com pequenas escoriações. Estiveram na Delegacia, assinaram termo de bom viver, mas de nada serviu porque teve outra vítima, agora bem mais grave. Será que eles só vão parar quando fizerem vítimas fatais... Deixo essa interrogação no ar.