terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ruas do Povo

Laranjal começa a ser pavimentado

DSC00253

Começa a se tornar real o sonho dos moradores do bairro Laranjal, em Xapuri, de andar sobre ruas calçadas. As dificuldades de uma das comunidades mais pobres e problemáticas do município, do ponto de vista social, que enfrenta a lama no inverno e a poeira no verão, tendem a diminuir com a pavimentação em tijolos de suas principais ruas pelo programa Ruas do Povo.

Junto com a pavimentação, o prefeito Bira Vasconcelos anuncia um incremento nas ações relativas ao bairro laranjal  e adjacências com a construção de uma quadra de esportes, item que a comunidade ainda não possui, além de investimentos na área de atendimento em saúde, outro benefício inexistente de maneira mais próxima àquela população.

“Na campanha fizemos compromisso com o povo do Laranjal e muitos acharam que nós seriamos apenas mais um a prometer. Hoje, começamos a escrever uma nova história no bairro, com qualidade de vida para a população, sem lama no inverno e sem poeira no verão”, disse, rimando, o prefeito petista que batizou 2011 como o “Ano da Infraestrutura” em sua administração. 

O programa Ruas do Povo pretende pavimentar 8 quilômetros de ruas em Xapuri até o Natal deste ano. No total, serão 28 ruas beneficiadas nas quais serão gastos mais de 5 milhões de tijolos.

Em dezembro, prefeitura e governo pretendem anunciar a pavimentação de mais 5 quilômetros de vias urbanas para o ano de 2012, o que faria com que Xapuri necessitasse de apenas mais 5 quilômetros de calçamento para ter a totalidade de suas ruas pavimentadas, segundo informações da própria prefeitura.

6 comentários:

Eden disse...

Uma pergunta que não quer calar. Por acaso essas ruas têm saneamento básico? Têm bueiros? Acho louvável a atitude do Governo do Estado do Acre, no entanto, se não tiver o que acima se pergunta é tapar o sol com a peneira. Uma obra para ser feita têm que ser por completa, estamos vivendo uma nova era, a era da qualidade de vida e não vamos falar em saúde ou de prevenção se não houver bueiros para escorrer os dejetos. Gostaria dessa informação.

Raimari Cardoso disse...

Eden,

Quando Tião Viana lanço o programa aqui em Xapuri fiz essa pergunta a um engenheiro do Depasa. A resposta foi que apenas parte das ruas terão serviço de esgotos no programa Ruas do Povo. Quanto ao restante das vias, explicou que estariam contempladas pelo programa PAC Saneamento, que irá atender todas as cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes a partir de 2012. A explicação suscita outra pergunta, no entanto. Com a chagada do PAC Saneamento as Ruas do Povo serão cavadas depois de estarem pavimentadas. O PAC inclui o conserto da ovos quebrados nessa omelete?

Abraço.

Eden disse...

A pergunta era apenas para confirmar que quando se quer fazer alguma coisa prá chamar a atenção se faz de qualquer jeito, ou seja, vão quebrar tudo de novo, gastar mais recurso em uma coisa que poderia ser feita de uma vez só. Cada dia mais me conformo que Xapuri não tem Vereador.

Fatos do Cotidiano Ac disse...

Talvez fosse melhor deixar o povo esperar mais 106 anos pra calçar ruas!!!!

Melhor gastar com o povo que gastar com currupção, eleição, carrões e mansões.

Rubinho disse...

Já que o incidente envolvendo jovens xapurienses desencadeou uma acirrada discussão virtual, com a participação de muita gente antenada, O QUE ACHAM DE, APROVEITAR O EMBALO, E DISCUTIR OS PROBLEMAS DE XAPURI MAIS PROFUNDAMENTE? O Blog pode se transformar em potente caixa de ressonância...

Suziane Silva disse...

Eles não estão preocupados com a questão de saneamento básico e muito menos com a saúde da população. O fato é que o maior interesse aí se chama "dinheiro" muito dinheiro por sinal, o governo federal manda recurso necessário para todas as compensações, porém é mal utilizado. TRISTEZA E INDIGNAÇÃO.