domingo, 4 de setembro de 2011

Detalhe

Não passou desapercebido pelo público um pequeno detalhe na ornamentação da solenidade de abertura dos desfiles da Semana da Pátria deste ano. Duas fitas entremeadas em azul e branco circundando o palanque oficial deram um tom “para ver Xapuri renascer” à festa.

Para ver Xapuri Renascer foi o slogan mal sucedido, e o azul e o branco as cores oficiais da administração anterior, do ex-prefeito Wanderley Viana. Se percebeu a gafe, o prefeito Bira Vasconcelos optou por deixar transparecer o contrário.

Veja como foi o evento no blog Xapuri em Destaque.

6 comentários:

Eden disse...

Datalhe interessante e quer queira ou não com duas cores da bandeira brasileira. Será que caberia o vermelho e branco cor da bandeira da antiga União Soviética ou do PT?

Magao disse...

Acho o seguinte... só pra questão de recordação é claro que todo brasileiro sabe que as cores da nossa bandeira é verde, amarelo, branco e azul anil, como diz uma fraze de uma das maiores dupla de músicos e compositores do Brasil, Dom e Ravel, a qual fez muitas homenagem a nação braileira com suas belas canções como: Esse é um país que vai pra frente, Voçê também é responsável e a maior delas, Eu te amo meu Brasil a qual tem a frase , meu coração é verde amarelo e branco azul anil. Recordei muito dos grandes desfiles de 7 de Setembro de alguns anos atráz em que o palanque era de forma impecável com sua ornamentação e de grandes desfiles escolares, grandes momentos de recordação coisa que hoje não existe mais. É claro que não estou defendendo A ou B, não é nada disso, é questão patriota as cores da bandeira é sagrada e não pode ser negada, afinal de conta estamos comemorando a Independência do Brasil.

Fatos do Cotidiano Ac disse...

Boa Observação Eden,

Não sei qual foi à curiosidade. Xapuri é uma terra de Historiadores, e, diga-se de passagem, BONS HOSTÓRIADORES, que sabem e conhecem muito bem a história de bandeira xapuriense (lei n 5 de 21 de maio de 1913) e da Bandeira Nacional (DECRETO No 4, de 19 de novembro de 1889), nas quais possuem as cores branca e azul. Não conheço nenhum decreto criando as cores de gestões atuais ou passadas (se alguém conhecer publique, por favor!), e não aceito essa relação entre nossos patrimônios nacionais e municipais com pessoas ou partidos políticos.
Gestões, pessoas e partidos passam, mas a história continua.
Alguns links para pesquisa:
(http://www.zenite.nu/)
(http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/2009/04/bandeira-de-xapuri.html)

Raimari Cardoso disse...

Eden,

Não há branco na bandeira da ex-URSS. Quanto ao detalhe, não considero nada de mais em fazer uma alusão humorada a hábitos que, quer sadios ou não, são costumeiros e fazem parte da nossa cultura política paroquiana. Ou você não sabe o que ocorria quando alguém chegava de camisa vermelha em um ato da prefeitura na gestão anterior? No mais, com relação ao anônimo segundo comentário, não escrevo para que ninguém aceite ou ache bom. Só escrevo, e pronto.

Fatos do Cotidiano Ac disse...

Lamento amigo Raimari, mas pela sua postagem, vc deixou bem claro sua posição contrária às cores Azul e branca (constantes nossas bandeiras Brasil e Xapuri) em palanque Petista. Principalmente quando diz: “Se percebeu a gafe, o prefeito Bira Vasconcelos optou por deixar transparecer o contrário”. Que gafe vc se refere? Gafe seria se colocasse o vermelho, uma cor partidária de esquerda. Não aprovei em nenhum momento a desastrosa gestão Vanderley Viana, e não é dele as cores Azul e Branco e sim do povo Brasileiro.
E por último gostaria de corrigi-lo quanto a sua afirmação de que não escreve pra ninguém gostar, vc é um comunicador, excelente profissional e seu blog é o mais lido de Xapuri por seu talento e brilhantismo, portanto toda informação postada repercuti muito e cria impacto no meio social. Xapuri precisa muito entrar nos trilhos, para isso vcs Xapurienses precisam estar unidos e afinados e mais do que nunca com a alta-estima elevada.

Raimari Cardoso disse...

Caro "Fatos do Cotidiano..."

Claro, você não está errado quanto à corretiva que me faz, admito. Mas quanto às benditas cores azul e branco, nada contra elas. Apenas quis chamar a atenção para um fato que é corriqueiro em Xapuri: grupos políticos detestam qualquer marca que aluda o outro. Como as tais cores marcaram muito a adm. de Wanderley Viana, seria compreensível que funcionários da atual se precavessem contra a "gafe" que citei. Mas a verdade é que Bira Vasconcelos não liga para isso, não. Muito menos você e eu devemos arengar por conta de tamanha bobagem.

abraço.