sábado, 11 de outubro de 2008

Câmara renovada

O portal Ac24horas.com traz hoje análise minha sobre a relevante renovação que as eleições do último dia 5 de outubro proporcionou à Câmara Municipal de Xapuri. O resultado do pleito deixou clara a insatisfação da população com a atuação da maioria dos atuais ocupantes da chamada "Casa do Povo". Das nove cadeiras, cinco serão ocupadas por vereadores novatos, alguns deles eleitos de forma surpreendente, deixando para trás figuras já tradicionais e desgastadas da política local.

A seguir, o texto publicado no site do jornalista Roberto Vaz:

Xapuri terá Câmara renovada em 60% a partir de janeiro de 2009

O PSB foi quem mais cresceu

A eleição municipal do último domingo (5) refletiu, em Xapuri, a insatisfação da população com a atuação da maioria dos atuais representantes da Câmara de Vereadores, que foram devidamente substituídos por novos nomes. Das nove cadeiras, cinco serão ocupadas por novatos, alguns deles eleitos de forma surpreendente, deixando para trás figuras já tradicionais e desgastadas da política local.

O PT, vencedor da eleição majoritária, reelegeu dois dos seus três vereadores atuais, José Cecílio Evangelista e João Ribeiro de Freitas. A novidade foi José Selmo Dantas Alves, atual primeiro suplente do partido, que tomou o lugar de José Maria Miranda. Selmo Dantas foi o candidato a vereador mais bem votado destas eleições com 367 votos, depois de haver postulado a indicação para disputar a eleição para prefeito pelo partido.

A coligação proporcional liderada pelo PT não conseguiu votos suficientes para eleger Raimundo Mendes de Barros, o Raimundão. O aliado PC do B também não conseguiu dar ao candidato Raimundo Francisco Gondim, o França, uma boa votação. Numa das grandes surpresas da eleição, França caiu de mais de 600 votos no pleito passado para apenas 173 nestas eleições.

O PSB foi a agremiação que mais cresceu na câmara municipal nestas eleições. Subiu do número de um para três vereadores. Reelegeu o vereador Erivélton Soares e emplacou a surpresa Gessi Capelão e o evangélico Nei Eurico, o irmão Nei, que já havia conquistado a condição de suplente nas eleições passadas.

Um fato que chama a atenção na votação dos candidatos a vereador da coligação “Pra Desenvolver Xapuri”, encabeçada pelo PSB, é que os votos da aliança proporcional superaram em muito os votos do majoritário, uma vez que o candidato Manoel Moraes teve apenas 1.667 votos enquanto os vereadores juntos somaram 2191 incluídos aí os votos da legenda. A boa votação da coligação elegeu mais uma novidade para esta legislatura: Maria Luceni, do PV.

Alguns partidos que atualmente possuem representação na câmara, como PSDB e Democratas, tiveram seus representantes desalojados de forma categórica pelos eleitores já estafados de suas atuações.

Iran Vasconcelos (Dem), considerado um dos favoritos por ser o preferido do prefeito Vanderley Viana, recebeu decepcionantes 135 para um candidato que tinha ao seu lado a máquina da prefeitura. Iran pagou por se manter ao lado de uma administração catastrófica cujo candidato à reeleição para prefeito conseguiu pouco mais de mil votos.

Outro vereador do Democratas, Pedro de Aquino, recebeu uma votação pífia: 49 votos. O fiasco, no entanto, não foi nenhuma novidade. Pedro De Aquino jamais foi vereador de fato, apenas um mero negociante investido de cargo. Morou boa parte do mandato em Assis Brasil, sob a vista grossa da atual mesa diretora e agora recebeu a merecida reprimenda da sociedade.

Clemilton Lima, do PSDB, é outro que não retorna em 2009. A boa votação de Vanda da Vivi (163 votos), na região do bairro do Pantanal, antigo reduto do tucano, jogou água nas suas pretensões. Clemilton pecou pela falta de linha ideológica definida e excesso de fisiologismo. Intercalou períodos de apoio e de oposição ao prefeito Vanderley Viana, confundindo a cabeça de seu eleitorado.

O PMDB, a exemplo do PSB, foi outro partido que saiu maior nestas eleições em Xapuri. Reelegeu para mais um mandato o experiente Ronaldo Ferraz, que havia migrado do PT, e emplacou mais um novato, o funcionário público Zeca da Emater, outra surpresa positiva destas eleições.

Em um balanço geral, a Câmara Municipal de Xapuri saiu das eleições positivamente renovada. Manteve alguns vereadores de desempenho tolerável, baniu outros de comprovada inadequação e incompetência para o cargo e ganhou boas promessas de parlamentares sérios e compromissados com a comunidade. Se deixarem no segundo plano o assistencialismo e a politicagem, se atendo às reais obrigações de um vereador, Xapuri deverá ter dias melhores nos próximos quatro anos.

Raimari Cardoso, Xapuri-Acre, para o Ac24horas.

Um comentário:

Rubens disse...

Análise concisa e preciosa do momento político xapuriense. Concordo com você no tocante a Zeca da Emater: é pessoa que pode contribuir muito para um bom trabalho até na Presidência da Câmara. Xapuri só teria a ganhar com sua postura sempre equilibrada e lúcida.santanarubens-xapurionline