quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Birosca feiosa



Em janeiro, as praças que se localizam de frente à igreja católica de Xapuri serão recuperadas, conforme promessa do governador Binho Marques no palanque do prefeito eleito Bira Vasconcelos. Lembrei-me de um trecho de um artigo do xapuriense Zé Cláudio Mota Porfiro - que assina a postagem anterior a esta - que faz referências à feiúra em que se transformou aqueles espaços com um amontoado de barracas e um monstrengo chamado "centro de cultura". Eis o que escreveu, com propriedade, o Zé Cláudio:

"E o prefeito que quer ser tratado como cachorro - ele se deu o apelido de Pit Bull - comete pecados graves contra a estética, contra a beleza de uma cidade que um dia já foi encantadora. É ruim ver o calçamento em frente à Igreja de São Sebastião, uma obra de arte, ter sido destruído; assim como é triste ver aquela porcaria que ficou a praça do terminal rodoviário, hoje um aglomerado de botequins de mal gosto. Do antigo quartel, uma edificação bonita, vê-se a casa de festas do Pit Bull pelos fundos. Uma birosca feiosa demais. É preciso demolir aquilo tudo urgentemente. A pagodeira deve ser feita na Coronel Brandão, nas proximidades da Casa Branca, como de costume. Por outro lado, moral e ética sempre se misturam, são como irmãs. Mas no caso do Pit Bull, as duas não se conhecem, até porque a justiça tem olhos vendados e pernas dobradas, e não pode correr atrás dos foras-da-lei. É hora de gritarmos contra este atentado à ética que se faz acompanhar do atentado à estética. Uma lástima é ver Xapuri como está...".

Para satisfação do desejo do filho do velho Gibiri, a ordem de serviço para as obras será dada no primeiro dia do ano, após a posse do novo prefeito, segundo informou ele próprio em recente entrevista concedida à Rádio Educadora 6 de Agosto. Por falar nisso, estou devendo a entrevista que prometi publicar aqui no blog. Não consegui postar o arquivo de áudio, mas no domingo postarei a transcrição da conversa com Ubiracy.

Nenhum comentário: