quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Arte na ruína

Vídeo xapuriense é classificado entre os quarenta finalistas do projeto Revelando os Brasis, do Ministério da Cultura



Joseni OLiveira

O vídeo do movimento cultural Arte na Ruína, que mostra a trajetória de jovens xapurienses que transformaram um espaço de opressão, que foi a antiga delegacia de polícia de Xapuri, em um local para reflexão e demonstração de cultura, é um dos quarenta selecionados para a fase final do projeto Revelando os Brasis, do Ministério da Cultura.

Além do vídeo xapuriense, mais dois outros trabalhos acreanos foram escolhidos e estão sendo apresentados na cidade do Rio de Janeiro. O projeto Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlim Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e parceria do canal Futura.

Para chegar à lista dos 40 autores escolhidos, a comissão de seleção leu e avaliou 671 histórias inscritas por pessoas de todas as regiões do país. Ao todo, o projeto recebeu 712 inscrições, mas foram desclassificados os candidatos abaixo de 18 anos de idade e os moradores de municípios acima de 20 mil habitantes.

O programa tem a proposta de fomentar a produção e a inclusão de obras audiovisuais. Neste ano foram selecionados 16 vídeos de ficção e 24 documentários.

Os vídeos produzidos e filmados no acre revelam a singularidade e a diversidade dos povos que moram no estado. Os 40 diretores selecionados para a terceira edição do projeto participaram de oficinas preparatórias de introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, direitos autorais e comunicação colaborativa.

Quem está apresentando o vídeo xapuriense Arte na Ruína no Rio de Janeiro é o artista plástico Wagner San, que coordenou e dirigiu o documentário.

3 comentários:

tereza_diferente disse...

como que eu faço para ver esses videos?
eles estão espostos na net?

Raimari Cardoso disse...

Tereza, ainda não. Os vídeos ainda estão na disputa do concurso do projeto. Serão exibidos os vencedores, posteriormente, em amostras pelo Brasil e pelo canal Futura, de acordo com o site http://www.revelandoosbrasis.com.br/

Confira.

Abraço.

Clenes Guerreiro disse...

Gostaria de fazer algumas correções. Primeiro que o documentário (na verdade um doc-drama) é de direção de Wagner San e Clenes Alves (roteiro de Wagner San, Clenes Alves e Amarildo Ferreira); Segundo que nossa história já foi selecionada como uma das ganhadoras (o prêmio seria justamente montar a idéia proposta para o curta-metragem). O nosso vídeo foi lançado no Rio de Janeiro em 21/10 (tem de conferir esta data) pelo wagner, que era o proponente do projeto - inclusive após o lançamento oficial tivemos alguns convites para participar de algumas mostras e festivais de cinema.
Os prêmios que poderão acontecer serão os conquistados em festivais de cinema dentro e fora dos limites do país.
Todos os vídeos farão parte de um kit que será distribuído pelas escolas, bibliotecas, museus, etc., e exibidos no Canal Futura, TVE e TV Brasil.
Quem quiser mais informações pode acesar o nosso blog: artenaruina.blogspot.com