quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Animus criticandi



Fui intimado hoje da sentença proferida contra mim pela juíza Zenair Ferreira Bueno Vasques Arantes, da Vara Cível da Comarca de Xapuri, me condenando a indenizar o prefeito Vanderley Viana de Lima com o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) por danos morais reclamados pela autoridade maior do município. A razão da ação é o conteúdo deste blog que, segundo a defesa do prefeito - paga por todos nós - possui teores ofensivos à moral e à honra do indigitado.

Leia também Jornalista é condenado a indenizar Vanderley Viana por danos morais.

Na sua sentença a juíza ressalta que meus textos "expõem uma crítica contra a postura, o comportamento social e a forma de governar praticada pelo reclamante", mas que, em alguns trechos, "fogem da função essencial de crítica jornalística para aproximarem-se mais da injúria e da difamação". E destaca os trechos em que, segundo sua argumentação, esclarecem essa intenção. Ei-los:

"... o prefeito vem demonstrando que está longe da sanidade mental..."(fl. 15); "... que ele não possui equilíbrio emocional e de nenhum outro tipo... se fosse uma criatura civilizada..." (fl. 11/12); "... a estratégia do prefeito, que é uma raposa felpuda na arte das artimanhas políticas... É inútil partir para esse tipo de reação contra um sujeito da categoria de Vanderley Viana..." (fl.16).

Esse foi o meu crime.

A juíza cita ainda o seguinte trecho, de autoria do jornalista Tião Maia, que reproduzi no blog:

"... o prefeito xapuriense era conhecido pela acunha (sic) de "Cotoco"... o popular cotoco é uma ofensa porque, com a mão nessa posição, lembra um pênis humano em ereção... ele acha que o prefeito, em termos de violência, reúne os genes de cães perigosos, principalmente do pitbull, e a fúria própria tocado ao tóxico que do qual ele é usuário... (fl.16).

Essa escrita, como já disse, não é minha, é de Tião Maia. Por que Vanderley não processou o repórter quando este publicou a matéria no jornal Página 20? Devo eu responder pela reprodução da autoria de terceiros, sendo que estas se encontram publicadas em veículos de comunicação deste estado?

Não quero aqui contestar o mérito da decisão da juíza, já que para isso existem as instâncias superiores, onde cabe a via legal do recurso, mas pergunto-me se é razoável uma indenização no valor de R$ 3.000,00 por ofensas como as de "falta de sanidade mental", "desequilibrado emocional", "criatura incivilizada" e "raposa felpuda na arte das artimanhas políticas".

Fui achincalhado por Vanderley durante os quatro anos de sua administração que, felizmente, está se findando para o bem geral deste município. Somente neste ano, já cansado de tantos insultos, resolvi mover uma ação contra os abusos. Por me chamar de canalha, patife e imbecil, além de acusar-me levianamente de extorquir aposentados, o prefeito foi condenado a me indenizar em R$ 2.000,00, num processo que ainda se encontra em fase de recurso.

Por enquanto, Vanderley virou o jogo e me ganha por mil reais na moda das indenizações. O jogo, porém, ainda não acabou. Nesta quinta-feira, às 15 horas, encontro-me novamente com ele para mais uma audiência de conciliação. Quer me levar mais R$ 16.600,00 por mencionar declarações suas feitas ao jornal Folha de São Paulo, em 2005 (leia aqui).

5 comentários:

alferino disse...

Caro Raimari, gostaria de dizer que hoje estou fora de nossa querida Xapuri, mas que sempre entro em seu blog para ver o que esta se passando por ai.
E é lamentável que todas as vezes o que se vê sao suas criticas ao prefeito, nada contra, afinal esta fazendo seu papel de comunicador, mas eu particularmente acho que deveria dar mais informaçoes e resolver suas pendencias particular com o prefeito na justiça,
Espero que com a nova gestão e devera ser por que afinal voce é um militante do partido do prefeito eleitoo, mas devera ser profissional e fazer papel e critica-lo quando estiver errado.
Ser profissional e criticar quando é do contra é facil mas quando se esta do mesmo lado esquece o profissionalismo, e falando nisso tente melhorar as informaçoes prestadas neste blog, pois pretendo continuar visitando-o.
Um Abraço.

Unknown disse...

As informações postadas neste blog são de contexto geral e não dizem respeito apenas aos fatos e acontecimentos do município de Xapuri, (é bom ler mais as postagens Alferino),são informações do cotidiano, de grande utilidade e muito bem redigidas. Agora claro, acredito ser impossível não noticiar as peripércias (se é que posso chamá-las assim) do atual prefeito, se a cidade vive em torno de suas ações. Pelo que me consta, sempre gostou de ter as atenções voltadas a ele e sem se importar com o modo a que estas viessem a acontecer.
Raimari Cardoso como um excelente profissional que é e diante do que conhecemos como livre expressão nada mais fez do que cumprir com o seu papel de comunicador e acima de tudo, de cidadão que tem direito à crítica e opinião, assim como eu, como o leitor do comentário acima e outros milhares.

alferino disse...

Prezada colega Eurilene, em momento nehum disse que o Raimari nao fosse um bom profissional e nem tao pouco que este blog nao tenha informaçoes do cotidiano, apenas me referi aos conflitos do atual prefeito com nosso comunicador e que estes nao me interssa,( só para lembrar cada um tem direito de fazer os comentarios que acha justo)e no meu caso entro no blog para obter informaçoes de xapuri, por que do cotidiano entro em sites mais informados, nao que o blog do Sr. Raimari nao seja, mas se voce nao sabe muitos noticias ele só edita sao tiradas de outros sites.

Raimari Cardoso disse...

Caro Alferino, não "edito" notícias de outros sites. O que faço, em alguns casos, é reproduzir matérias jornalísticas que considero ser de interesse dos que visitam este espaço ou que se relacionem com a nossa cidade e/ou região. Quando faço isso, observe que sempre menciono a fonte e dou o crédito ao autor. Toda e qualquer postagem neste blog, que não esteja assinada por terceiros, é de minha autoria. Quanto às suas sugestões, fico muito grato e procurarei melhorar, pois sua visita diária é uma grande honra para mim.

Abraço.

Raimari Cardoso disse...

Querida Euri, obrigado pelo apoio e carinho. É isso mesmo, blog é um espaço onde rola de tudo, informação, debate, opinião e miolo de pote. Penso que antes de meramente informar, o blogueiro tem o objetivo de fomentar o debate, ou seja, promover a discussão sobre os temas de interesse da nossa comunidade, criticar e constestar a postura de nossas ditas autoridades e, com isso, é claro, provoca-se muita polêmica e confusão. É preço que se tem de pagar, faz parte, como diria aquele sujeito do Big Brother Brasil. Um grande abraço pra vc e volte sempre.