sábado, 4 de outubro de 2008

"Alea jacta est"

Xapuri tem neste dia 5 de outubro uma das datas mais importantes da sua história recente. Com cerca de dez mil e quatrocentos eleitores distribuídos por 35 seções, quatro das quais na zona rural, o município vai às urnas com a esperança de eleger um prefeito que enfim abra as portas do progresso esperado há várias décadas.

Reconhecida mundialmente pela causa ambiental defendida pelo líder sindical Chico Mendes, assassinado em 1988, a cidade, berço da revolução acreana e de tantos nomes ilustres de destaque dentro e fora do país, vive uma realidade completamente inversa à notoriedade que possui.

Atualmente administrada por Vanderley Viana de Lima, candidato à reeleição, o município não encontrou o caminho do desenvolvimento depois de haver passado por dois mandatos consecutivos – um bom e outro ruim - do prefeito Júlio Barbosa, do PT. Resultado do chamado voto de protesto pela insatisfação popular, a atual administração relegou o município à estagnação total.

Nestas eleições, quatro candidatos disputam a cadeira de prefeito de um dos municípios politicamente mais estratégicos do estado.

Vanderlei Viana de Lima, do PPS, que tenta se reeleger, foi vereador eleito em 1982, prefeito em 1986, se reelegendo em 2004 para o atual mandato.

Manoel Moraes, do PSB, é empresário e funcionário do IBAMA, foi candidato a deputado estadual nas últimas eleições, ficando com a primeira suplência. A boa votação o impulsionou para se lançar em uma candidatura própria pelo PSB, provocando um racha com a Frente Popular.

Marcinho Miranda (PSDB), o mais novo dos quatro, com 34 anos de idade, é pecuarista e principiante na política partidária.

O último é o agrônomo Ubiracy Vasconcelos, o Bira. Aposta do PT e do atual governo do estado para recuperar o poder em Xapuri.

A sorte está lançada. Só resta aguardar a voz das urnas que apontará o eleito. Só faltam algumas horas para se ouvir o choro dos três que viajarão na famosa balsa para Manacapuru e o riso daquele que sairá vencedor e não escutará o choro do surubim.

Nenhum comentário: