quarta-feira, 14 de maio de 2008

Instituto Chico Mendes incentiva artesanato

Fernanda Gomes - Rádio Educadora de Xapuri

Na próxima quinta-feira, 15 (amanhã), o Instituto Chico Mendes em parceria com o Sebrae, irá promover um encontro com os artesãos de Xapuri. A reunião será realizada a partir das 8h na Fundação Chico Mendes e tem como objetivo fazer um levantamento dos produtos artesanais confeccionados no município, nas zonas urbana e rural.

Segundo o Instituto Chico Mendes, no município, cerca de 35 pessoas trabalham com a confecção de produtos artesanais, com trabalho reconhecido na região. “As entidades querem potencializar o artesanato da região”, explica a presidente da instituição, Elenira Mendes.

Não há informações de que a produção do artesanato em Xapuri seja feita através de associações, mas vale ressaltar que pequenas cooperativas, principalmente compostas por mulheres, trabalham com base no cooperativismo. Um exemplo é a cooperativa “Mãos de Mulher”.

A partir do diagnóstico dos produtos artesanais produzidos em Xapuri, o Sebrae e o Instituto Chico Mendes querem apoiar essas iniciativas artesanais tendo como ponto de partida o apoio à potencialidade destacada nos últimos anos.

Nenhum comentário: