Dos 27 TREs do país, 17 são contra candidatura de quem responda a processo judicial
De O Globo Online
Reportagem de Carolina Brígido e Isabel Braga, publicada na edição deste domingo no jornal "O Globo", mostra que a Justiça Eleitoral está unida para barrar, nas eleições municipais deste ano, a candidatura de políticos com a ficha suja.
Levantamento feito pelo "Globo" revela que presidentes de 17 dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) defendem que pessoas com muitos processos judiciais sejam impedidas de concorrer a cargos nas prefeituras e câmaras de vereadores.
A reportagem mostra que o movimento contraria a legislação brasileira, que só proíbe a candidatura de quem tem condenação final, mas a intenção dos dirigentes de tribunais é tentar separar o joio do trigo e dar ao eleitor melhores opções nas urnas - ou pelo menos alertá-los sobre candidatos-problema.
De acordo com a reportagem, os líderes do movimento pela moralização das candidaturas defendem mudança na Constituição, mas já antecipam que essa proposta dificilmente seria aprovada pelo Congresso, já que muitos deputados e senadores respondem a processos na Justiça.
Dê sua opinião sobre o assunto na enquete ao lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário