terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quintais Literários

Projeto xapuriense é finalista do Prêmio Viva Leitura 2011

kdk_3563

A Fundação Santillana, patrocinadora do Prêmio Viva Leitura, divulgou no início de outubro os projetos finalistas da sexta edição do maior prêmio de incentivo à leitura no Brasil. Com um total de 1.865 projetos inscritos, a edição deste ano conquistou mais uma vez abrangência nacional, com iniciativas provenientes de todas as regiões do país. Os finalistas de 2011 são dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amapá, Acre e Amazonas.

Dentre os projetos selecionados para a final do Prêmio está o ‘Quintais Literários', iniciativa xapuriense, concorrendo em uma das três categorias de abrangência: (1) Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) Escolas públicas e privadas; e (3) Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Na cerimônia de premiação dos vencedores, no próximo dia 10, no Rio de Janeiro, também será concedida a Menção Honrosa "José Mindlin".

Realizado desde 2006, o Prêmio Viva Leitura é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio também faz parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).

Sobre a iniciativa

kdk_3569

O que você tem no seu quintal?

Pois no quintal dos irmãos Clenes e Cleilson Alves você encontra, nos finais de semana, além da vasta área de 12m por 30m com árvores e galinhas, diversos livros, contadores de histórias, exibição de vídeos, leituras coletivas, música e muita animação. Esse é o projeto ‘Seringais Culturais: Quintais Literários’, que une o patrimônio imaterial da memória dos povos que moram na floresta – seringueiros, ribeirinhos, castanheiros, soldados da borracha - através da contação de histórias com o incentivo à leitura.

Aos finais de semana o quintal se transforma em um ambiente onde todos podem partilhar dos livros, revistas e gibis arrecadados com a comunidade do bairro Jiquiá e arredores, juntamente com a arte e o lado lúdico proporcionado pelas folhas que encantam as crianças de todas as idades. A iniciativa data de maio de 2008 e nasceu após Cleilson ser discriminado na escola por estar atrasado com a leitura e a escrita, passando a procurar nos livros e revistas de parentes e amigos o refúgio secreto para longas e intensas viagens.

Verificando que não podia deixar apenas consigo tal ato viciante, o rapaz, juntamente com seu irmão, que na época tinha menos de 18 anos, resolveu juntar suas experiências de teatro e contação de histórias e com o acesso à leitura a crianças, jovens e adolescentes das comunidades xapurienses. Como não tinha espaço para fazer tal trabalho passou a utilizar sua própria casa e, principalmente, os quintais de vizinhos e amigos. Atualmente, utiliza apenas o seu quintal, que virou referência para os que têm sede por leitura e arte. Hoje, a iniciativa conta com um acervo composto por livros, revistas, gibis e dezenas de DVDs educativos doados por diversas pessoas.

Como acontece

Em quintais – inicialmente acontecia apenas no quintal dos dois irmãos, mas como a ideia foi dando cada vez mais certo, passaram a utilizar outros, de parentes, amigos, chegando aos quintais de pessoas que solicitavam. Levam seus livros em bicicletas, com suporte, juntamente com as fantasias dos atores e contadores de histórias.

Mais sobre a iniciativa

kdk_3593

A equipe, que conta com 10 voluntários, se divide nas etapas dos ‘Quintais Literários’ e procura por apoiadores para continuar o belo trabalho dos fundos da casa simples da terra de Chico Mendes.

O “Quintais Culturais” é uma espécie de biblioteca viva e lúdica que traz a magia dos livros e seus personagens para os fundos da casa localizada na Rua Petrônio Rodrigues, 574, no Bairro Jiquiá, em Xapuri, no Acre.

As histórias contadas, entre as leituras diversificadas, são colhidas nos seringais, com seringueiros, soldados da borracha, ribeirinhos, índios, gente que viveu as histórias amazônicas e as transforma em contação para seus netos, bisnetos e filhos.

O Grupo Fuxico se apropria de tal arte amazônica para utilizar as histórias dos povos da floresta em suas apresentações de contação de histórias – e isso é utilizado nos Quintais Literários.

Infelizmente a iniciativa ainda não conta com qualquer auxílio financeiro institucional, mas está à procura.

A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro, e o projeto ‘Quintais Literários será representado no evento por Clenes Alves, conhecido no meio artístico regional como Clenes Guerreiro, também coordenador do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri.

Além do “Quintais Literários” - que concorre com mais 4 projetos na terceira categoria – outro projeto acreano, intitulado “Biblioteca Comunitária de Santa Rosa”, iniciativa de Cruzeiro do Sul, está entre os finalistas, concorrendo na primeira categoria.

Mais informações podem ser obtidas no site do Prêmio Viva Leitura.

2 comentários:

nader disse...

Não encontrei adjetivos para mensurar minha alegria. Parabéns, Cleilson, Clenes e todos os envolvidos nesse projeto. Que bom, nossa cidade merece, nossas crianças merecem...
Que apareçam mais quintais literários.

João Renato disse...

Que legal! Se estivesse mais pessoas como os irmãos Alves, concerteza o Brasil seria outro, já que a educação é o melhor caminho para mudar uma sociedade. Continuem assim...vamos estudar mulecada.
Parabéns!!!
João Renato