sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Muito baixo

Maxsuel Maia

Ao visitar a página do amigo-blogueiro Raimari Cardoso, tive uma infeliz surpresa ao ler que alguns vereadores de Xapuri entraram com representação junto à Corregedoria da Polícia Federal contra o também amigo e ex-blogueiro Eden Mota.

A atitude, que Eden classificou como "jogo baixo", causou em mim um sentimento de preocupação, decepção e vergonha. Nunca é demais lembrar que essa polêmica envolvendo Eden e os vereadores começou quando o ex-blogueiro passou a criticar e questionar os vereadores e suas ações (ou falta delas) em seu extinto blog, o Xapuri Urgente. Sete dos nove vereadores xapurienses se sentiram ofendidos, entrando com uma ação na justiça contra Eden Mota.

Acontece que eu acompanho e sempre acompanhei todos os blogs xapurienses, inclusive o extinto Xapuri Urgente, sempre lia as postagens escritas pelo Eden e em nenhuma delas notei algo que ferisse a honra ou a imagem de qualquer vereador. As críticas feitas por ele, eram embasadas e feitas em virtude do cargo público que essas pessoas exercem, nunca vi nelas algum cunho pessoal, eram críticas feitas aos "representantes do povo" por um cidadão que estava se sentindo mal representado.

Mesmo assim, os vereadores seguiram com a ação judicial. Não entendem eles que, a partir do momento em que se elegem para exercer um cargo público, precisam estar abertos às críticas, saber absorvê-las e aproveitá-las, respeitando sempre a liberdade de pensamento e de expressão. Aliás, como tenho certeza de que muitos dos vereadores xapurienses nunca leram a Constituição Federal, aí vai uma passagem importante da Carta Magna: "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

Por razões óbvias, o juiz da comarca de Xapuri decidiu pela total improcedência da ação movida pelos vereadores. Inconformados com a derrota e com os egos feridos, "os representantes do povo xapuriense" decidiram agora por tentar prejudicar a vida profissional de um cidadão xapuriense que com muito esforço conseguiu chegar a um lugar almejado por muitos brasileiros, a Polícia Federal.

O que estão querendo nossos vereadores? Cercear a liberdade de expressão? Censurar o direito de criticar dos cidadãos xapurienses? Quer dizer então que eu tenho que ficar preocupado após publicar essa postagem? Os tempos são outros meus caros, a sombria época da ditadura ficou pra trás.

O que conforta é saber que assim como a ação judicial não deu em nada, essa também não dará, será mais um vergonhoso tiro no pé de "nossos representantes". Digo isso por saber que em nenhum momento o ex-blogueiro se utilizou do cargo que exerce para legitimar seu discurso ou intimidar quem quer que seja. A Corregedoria da PF, como órgão sério que é, sequer dará importância a tamanha sandice.

Ao amigo Eden, minha solidariedade como amigo, blogueiro e cidadão xapuriense que também não abre mão do direito de cobrar de seus representantes.

Aos vereadores responsáveis por essa infeliz ação, minha profunda vergonha e um pequeno conselho: aproveitem o vasto tempo ocioso para criar e aprovar algum projeto de significância para o município, ao invés de perseguir e tentar prejudicar um cidadão xapuriense. Outra coisa: amadureçam! Levar críticas feitas à legislatura para o lado pessoal é uma grande prova de imaturidade política e despreparo para ocupar cargos públicos.

Maxsuel Maia é blogueiro.

Um comentário:

Rubinho disse...

Apoio e assino em baixo.