segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Antônio Toco

O lote do agricultor Antônio Silva de Souza, no Polo Agroflorestal da Sibéria, em Xapuri, é um exemplo de como tornar produtivo um pedaço de terra íngreme não maior que 4 hectares.

DSC09579

Exímio cozinheiro e dono de uma elogiada pizza de mandioca, o agricultor Antônio Silva de Souza, 52, conhecido popularmente pela alcunha de Antônio Toco, se destaca também pela experiência de reflorestamento consorciado com agricultura que desenvolve em sua propriedade, um lote do Polo Agroflorestal da Sibéria que possui aproximadamente 4 hectares de terreno bastante ondulado.

Teca, cerejeira, jatobá, copaíba e aguana (mogno) são algumas das espécies madeireiras que Antônio Toco consorcia com uma grande variedade de espécies frutíferas, além do arroz e da mandioca, cujas safras são destinadas à subsistência e à comercialização. As técnicas utilizadas por Antônio Toco são inspiradas na experiência da colocação Vai-quem-querzinho, coordenada pelo ex-indigenista da Funai e monitor do Projeto Seringueiro, Ronaldo Oliveira da Costa.

DSC09622

Nesse sistema, torna-se possível o cultivo e a colheita de variadas espécies sem a necessidade do uso do fogo ou de agrotóxicos. Entre as técnicas está o uso da mucuna, uma leguminosa que promove o combate a espécies invasoras e a adubação verde por ser grande fixadora de nitrogênio, além de ser muito rica em nutrientes. Para Antônio, a mucuna preta, originária da África, é a preferida por ser “mais agressiva”.

As técnicas utilizadas por Antônio Toco em sua pequena propriedade permitem também que a terra permaneça produtiva por tempo indeterminado. Com o uso da leguminosa, que é uma trepadeira muito utilizada no consórcio de espécies agricultáveis, é possível manter o solo permanentemente rico em nutrientes, o que possibilita o desenvolvimento de qualquer planta em todas as épocas do ano.

Até a geografia sinuosa do terreno é usada pelo agricultor para favorecer a retenção da água da chuva para a irrigação do solo. Com os restos de vegetação seca provenientes da limpeza da área, Antônio Toco faz várias barreiras para reter no solo a água que escorre ladeira abaixo. Uma medida aparentemente simples, mas bastante eficaz, segundo ele.

 DSC09591

Fui à propriedade de Antônio Toco neste domingo (27), depois de haver adiado a visita por algumas oportunidades. Fiquei impressionado com o que é possível se fazer em tão reduzida área de terra e sem qualquer tipo de apoio ou assistência técnica. Prova de que com disposição para o trabalho e uma pitada de criatividade é sempre possível fazer muito com pouco.

A despeito de ser afamado cozinheiro, Antônio não foi ao fogão neste domingo. O almoço foi preparado por duas irmãs suas, que o visitavam neste domingo, que a julgar pela delícia que estava a refeição, cozinham tão bem quanto ele. Ficou devendo, no entanto, a famosa pizza de mandioca, razão pela qual estarei repetindo em breve a visita a este sujeito simples, trabalhador e possuidor de muitas coisas a nos ensinar.

Nenhum comentário: