quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O resgate do Ponto Chic

clip_image010

Um grupo de xapurienses está encampando a ideia de resgatar o tradicional Ponto Chic de Xapuri, um verdadeiro patrimônio da cultura da cidade. Ponto de encontro da sociedade local durante décadas, o local hoje funciona como sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Xapuri.

Ainda no embrião, o projeto busca, segundo fui informado, trazer de volta os momentos de lazer e diversão que o espaço proporcionou no passado. Convidado a contribuir, através do meu ofício, com a ideia, estarei à disposição do empreendimento.

Respondendo a uma pergunta feita nos comentários postados, o resgate que se pretende promover é em todos os sentidos. Tanto dos eventos culturais que fizeram época, quanto da arquitetura original do prédio, do contrário a coisa ficaria sem sentido.

Acredito que não se trata de saudosismo ou de viagem ao tempo do “já teve”, mas uma iniciativa válida para revitalizar um espaço que faz parte da história da cidade, assim como aconteceu com a Tentamen e com o Casarão, em Rio Branco.

A imagem acima pertence ao Acervo Digital do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural – Fundação Elias Mansour. Entusiastas da ideia estão convidados a contar histórias e a fornecer fotos digitalizadas para a formação de um acervo a ser organizado para o futuro.

“O Ponto Chic, como local de festas e boemia, vem de muito tempo. Entre mesas de bilhar, doses de aguardentes e cerveja gelada, falava-se das mais diversas trivialidades, inclusive da vida alheia. Era a referência da felicidade”. Sérgio Roberto Gomes de Souza em Xapuri fotografada: fragmentos e memórias.

5 comentários:

Rubinho disse...

Ótima iniciativa. Seria importante, assim como Raimari já está a fazer, que as pessoas que detenham alguma forma de contribuição, tais como: fotografias, conheçam alguma história ou fato relacionado ao Ponto Chic, que o relatem para construção de um acervo. Márcia, esposa de Aziz, apresentou TCC obre o chalé dos Koury. Já é um bom ponto de partida. De minha parte, disponibilizo o acervo de xapurionline e, dentro das possibilidades, podem contar com ajuda. Prabéns, irmãos.

xapuriense disse...

Olha ai...essa é uma boa iniciativa.

Não sei, ainda, de quem partiu a ideia, mas aviso que estou disposto a colaborar. Talvez escrevendo algo sobre o local, para iniciar. Tenho fotos e histórias...

São ações como essa que poderão tornar nossa cidade "melhor". Pequenas coisas que, quando somadas, provocarão mudanças significativas.

Mas como sempre alerta nosso bom xapuriense Sergio Roberto, é necessário cuidado com o "já teve..."

Carlos Estevão F Castelo
UFAC/CCJSA

Nirys disse...

AMIGO RAIMARI,GOSTEI BASTANTE DA IDEIA. QUERIA SABER SE O RESGATE SERAH SOMENTE CULTURAL OU A ESTRUTURA DO VELHO PONTO CHIC SERAH TAMBÉM RESGATADA. CASO POSITIVO, TENHO A FOTO COMO ERA O PREDIO PELA PARTE EXTERNA.CASO POSITIVO PODEREI FAZER FAREI A DOACAO.

Nirys disse...

AMIGO RAIMARIO.GOSTEI BASTANTE DA IDEIA. QUERIA SABER SE O RESGATE SERAH SOMENTE CULTUTAL. CASO O PREDIO DO VELHO PONTO CHIC TAMBEM SEJA RESTAURADO, TENHO UMA FOTO DELE NA SUA ESTRUTURA ORIGINAL NO MEU ACERVO, QUE DOAREI COM TODO PRAZER. DO AMIGO JOAO MENDES. POUSADA DOS CHAPURYS.

ocenildo disse...

Parabéns Raimario por defender nosso patrimônio, defendo sua idéia, como tamém aqueles carnavais no antigo club, devemos resgatar novamente... Ocenildo rio branco acre subtenente Pm Xapuriense de coração corpo e alma.