sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Florestas Plantadas

governador_plantio_de_seringueira_em_xapuri_foto_sergio_vale_4

Tatiana Campos

Áreas que antes eram degradadas hoje estão recebendo mudas de seringueira.  A ação, que teve início nesta sexta-feira no Alto Acre, no Pólo Agroflorestal de Xapuri, faz parte do programa Florestas Plantadas, que pretende trabalhar 10 mil hectares de terra com o plantio de seringueiras. O governador Tião Viana plantou, simbolicamente, uma das mudas de seringueira, ao lado do prefeito Bira Vasconcelos.

Leia também: Governo entrega 300 ovelhas em Xapuri.

Segundo o secretário de Florestas, João Paulo Mastrângelo, cada hectare plantado com seringueira rende, numa previsão pessimista, pelo menos duas toneladas de borracha natural, gerando uma renda anual de R$ 7,5 mil por hectare. “Lembrando que essa renda é complementar porque, em parceria com a Seaprof, essas áreas serão consorciadas com outras culturas como caju, café. Um seringal nativo com 300 hectares produz 1,8 tonelada de borracha ao ano. Um seringal de cultivo, com clones adaptados oferece uma produtividade incomparável”, disse.

Além dos pequenos produtores familiares, fazendeiros também apostaram na ideia. “É uma alternativa rentável, que eu consorcio com o café, e que tem demanda. Toda a produção é vendida pra Natex. É algo que eu já trabalho há algum tempo e sei da viabilidade econômica, da facilidade de manejo. Nos 250 hectares que estamos plantando a estimativa é uma renda de R$ 1,4 milhão ao ano” disse Amandio Celestino Cogo.

Este ano serão concluídos 800 hectares de plantio, com 15 patrulhas trabalhando. As mudas foram preparadas nos viveiros locais, com clones desenvolvidos pela Embrapa, institutos estaduais de pesquisa e empresas privadas. Os clones são resistentes às pragas comuns à região e têm boa produtividade.

Leia mais na Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: