sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Padre Chagas

“Programaram celebração à revelia da igreja”

DSC09775

O padre Francisco das Chagas, pároco de São Sebastião em Xapuri, reagiu com a tranquilidade de costume à repercussão causada pela afirmação feita no Twitter pela jornalista Charlene Carvalho, assessora do senador Jorge Viana, de que o sacerdote haveria fugido para não celebrar uma missa alusiva aos 23 anos da morte do líder sindical Chico Mendes, na última quinta-feira, 22.

Padre Chagas esclareceu que não foi convidado para participar de nenhuma discussão referente à organização da Semana Chico Mendes e que muito menos foi informado de que seria o celebrante dos eventos religiosos que constavam na programação. “As celebrações religiosas foram agendadas à revelia da igreja”, revelou o religioso.

O padre explicou ainda que recebeu apenas um convite enviado pela organização no qual constava a programação da Semana Chico Mendes 2011, igual aos muitos que foram distribuídos pela cidade, prevendo para o dia 22 de dezembro, data do aniversário de Morte de Chico Mendes, uma Missa Campal a ser celebrada às 18 horas, sem definição de lugar.

Segundo o pároco, ele apenas tomou conhecimento de que ocorreria uma celebração no seringal Cachoeira no dia 18 de dezembro porque encontrou casualmente com o padre Luís Ceppi no dia anterior, em Rio Branco, quando este chegava de Porto Velho com o fim de celebrar a referida missa na colocação Fazendinha.

Procurado por uma das filhas de Chico Mendes na véspera da celebração, o padre alega que informou a ela que se encontrava alheio à programação da Semana Chico Mendes e que tinha compromisso inadiável assumido em Sena Madureira, para onde viajou logo em seguida. O compromisso do padre era com uma irmã sua, que é deficiente física.

Sobre a afirmação na jornalista Charlene Carvalho no Twitter, o padre disse apenas que ela deveria tê-lo contatado antes. “Sendo assessora de um político tão importante como é o senador Jorge Viana, ela deveria ter consultado as minhas razões, mas deixo claro que não desejo alimentar nenhum tipo de polêmica com a profissional”, afirmou.

Um comentário:

Magao disse...

Padre Chagas, o senhor é um homem de bom coração. Ela foi infeliz e não lhe conhece, não deveria ter falado uma besteira dessa ela sendo uma assessora de um senador deveria ter mais cuidado no modo de tratar as pessoas. Mais como o senhor é um mensageiro de Deus, com certeza vai perdoa-la. Como fez Jesus, Pai perdoa eles, eles não sabem o que dizem.