quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Sotaques Acreanos em Música

Osmar do Cavaquinho e Narciso Augusto lançam o Cd Sotaques Acreanos em Música Baquiri, neste domingo (2), às 20 horas, na Concha Acústica Jorge Nazaré, em Rio Branco. O repertório do show inclui músicas do novo trabalho e sucessos antigos dos compositores acreanos, que misturam elementos do forró nordestino com características musicais indígenas e andinas.

O álbum é fruto de uma pesquisa feita pelos dois compositores, que desde 2000 viajam pelo interior do estado com o objetivo de identificar as características da música local. “Na década de 80, já existia uma preocupação com a música regional, mas tínhamos pouco conhecimento sobre o contexto”, ressalta Narciso Augusto.

Sotaques acreanos em música Baquiri evoca particularidades da cultura acreana e inova ao utilizar os chocalhos compassados da música indígena. Outra novidade é a participação especial de André Dantas, da nova guarda acreana, que compôs e interpretou as duas últimas faixas do Cd.

O novo trabalho dos instrumentistas já é conhecido no interior do estado e somente agora será lançado na capital. Na semana passada os músicos estiveram em Fortaleza (CE), para participar da 6ª Feira de Música no Nordeste, onde fizeram uma apresentação. “A proposta é dar visibilidade a esse projeto, para que as novas gerações de compositores usem os elementos da música regional em seus trabalhos”, explica Augusto.

André Dantas não participa do show na Concha Acústica, mas quem comparecer à apresentação irá ter uma palhinha do potencial artístico de Osmar do Cavaquinho e Narciso Augusto. O encerramento será feito com o sorteio de 50 Cds.

Sobre o trio

Osmar Vieira da Silva - músico e compositor, conhecido como Osmar do Cavaquinho, nasceu na cidade de Rio Branco, em cinco de setembro de 1939. Iniciou sua carreira no final da década de 1970, compondo músicas de forró tradicional, mas sempre com a preocupação de enriquecer seu repertório com elementos da música andina, da cumbia e da soca.

Narciso Augusto – nasceu em 1960 e é acreano de Sena Madureira que se graduou em Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em música, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Além de músico e compositor, trabalha na Fundação Elias Mansour com música popular.

André Dantas - integrante da nova geração de músicos de Rio Branco, é um compositor acreano que nasceu em 1978. Atua como convidado especial no projeto Sotaques Acreanos em Música Baraqui.

Fonte: Portal do governo do Estado

Nenhum comentário: