quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Sagarana

É preocupante a forma como as autoridades do setor agrário estão tratando a questão fundiária da região conhecida por gleba Sagarana, uma área remanescente da Reserva Extrativista Chico Mendes, que concentra 7 seringais onde vivem mais de 400 famílias. A demora em regularizar a área aos poucos está fazendo florescer conflitos e rivalidades motivados pela indefinição de limites entre posseiros, que já foram causa de ameaças de enfrentamento e morte ao longo das margens do rio Acre, no município de Xapuri.

O impasse naquela região já dura quase 20 anos e tem tirado o sono lideranças rurais históricas como Raimundo Mendes de Barros, hoje vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Acre (Fetacre) e Derci Telles de Carvalho Nunes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Na próxima semana, eles estarão no seringal Boa Vista, na localidade onde posseiros organizam uma resistência contra o fazendeiro Antônio Izídio de Souza, que pretende removê-los do local.

Representantes dos trabalhadores disseram ter conversado pessoalmente com o governador Binho Marques sobre a questão, durante o evento de oficialização do Pacto Agrário, em Rio Branco, no último dia 24 de agosto. O governador teria dito que dispensaria atenção imediata para o assunto e mobilizaria esforços para intervir com rapidez na situação. O presidente do Iteracre, Felismar Mesquita, anunciou que visitará a localidade na próxima semana.

Nenhum comentário: