quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Plumária indígena em fotografia

A amostra fotográfica Além da Beleza – Plumária Indígena Brasileira, está sendo exposta em Xapuri pelo Serviço Social do Comércio (SESC), através do Projeto ArteSesc. Trata-se de um trabalho organizado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, que está percorrendo o país e permanecerá à disposição do público xapuriense até o próximo dia 20.

A exposição oferece um contato visual com artefatos criados por integrantes de algumas etnias indígenas do Brasil. São fotos de peças construídas com penas e vários outros materiais para diferentes ocasiões, principalmente cerimoniais. Os retratos revelam uma primorosa técnica de manufatura dos índios brasileiros.

O objetivo da exposição é oferecer um olhar aberto, parceiro, até mesmo cúmplice, para que o apreciador possa se relacionar com eles de forma significativa. A proposta foi elaborada para que adultos apreciem a mostra com seus alunos ou filhos.

A plumária continua sendo praticada nos dias de hoje, em maior ou menor escala, dependendo das experiências dos grupos indígenas com o homem branco. São peças de tribos como os Bororo, Kayapó, Karajá, Kaapór (Urubus), do Alto Xingu, todos compreendidos nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Todas as plumárias vêm com informações sobre seus criadores.

A exposição foi lançada em Xapuri na noite da última quarta-feira e encontra-se aberta à visitação nos períodos da manhã, tarde e noite.

Nenhum comentário: