quinta-feira, 28 de junho de 2012

Na boca da urna

Partido Verde entra na briga

O líder comunitário João Jorge Cosmo da Silva, presidente da Associação de Moradores do Bairro Sibéria, poderá ser anunciado nesta quinta-feira (28) como pré-candidato à prefeitura de Xapuri pelo PV. O partido aguarda apenas um sinal positivo do PSOL, da sindicalista Dercy Teles de Carvalho, para a composição da chapa “Xapuri Verde”.

Dercy não será candidata

Dercy, no entanto, mesmo que o sim do PSOL ocorra, não poderá ser candidata a vice na possível chapa. Ela não se desincompatibilizou na presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri e não será candidata nessas eleições. O nome da vez seria, então, o de Auricélio Azevedo, que, a exemplo de Dercy, já foi filiado ao PT e ao próprio PV.

Contra o “mais do mesmo”

Uma fonte me diz que Dercy não se desligou do STRX exatamente para evitar o assédio na pré-campanha. Apesar de ser uma das mais importantes lideranças políticas do município, a sindicalista é totalmente contrária à ideia de ser candidata ou de participar de um projeto que se assemelhe com o “mais do mesmo” que tem imperado nos últimos anos.

PC do B

Outra possibilidade de aliança para o PV seria o PC do B, em razão do chamado “alinhamento ideológico”. Mas essa hipótese está praticamente descartada, uma vez que os comunistas deverão mesmo é permanecer compondo chapa com o PT. A única mudança seria a troca de nomes para a cadeira de vice: saindo o atual vice-prefeito Eriberto Mota e entrando o ex-vereador Raimundo Francisco, o França.

Família dividida

Uma das razões para Eriberto Mota deixar a posição de vice na chapa de Bira Vasconcelos seria a indicação do nome do ex-bancário Aílton Menezes (PMDB) como pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Marcinho Miranda (PSDB). Como Eriberto e Ailtão são cunhados, a “divisão” da família não seria positiva para a candidatura da situação.

Chapa “puro crente” não vingou  

O intempestivo anúncio da candidatura própria do PSC não se confirmou e Oseias D’Ávila será o candidato a vice-prefeito na aliança com o PSB, cujo candidato a prefeito será o professor Wágner Menezes. O ex-prefeito Wanderley Viana, que comporia a chapa “puro crente” com Oseias, será candidato a vereador, com enormes possibilidades de se eleger, diga-se de passagem.

PSB em busca do seu espaço

O partido do deputado Manoel Moraes tentará mais uma vez ganhar a prefeitura de Xapuri. Na última vez, ficou em terceiro lugar, chegando na frente apenas do ex-prefeito Wanderley Viana, que obteve minguados mil votos. Segundo suas lideranças, o partido vem ajudando muito a FPA nas últimas eleições, mas agora vai em busca do seu espaço no município.

Na boca da urna

Na Boca da urna é, digamos, a coluna política do blog Xapuri Agora. Sempre no formato “rapidinhas”, a seção tentará levar ao leitor, semanalmente, de maneira simples, clara, objetiva e imparcial as informações sobre os bastidores das eleições em Xapuri. O e-mail do blog está ali ao lado, aberto para sugestões, pitacos e até esculhambações.

Sejam bem-vindos.

Um comentário:

Maxsuel Xapuri disse...

A pré candidatura do João Jorge é pura e simplesmente uma barganha para ser vice do Bira... Quem viver verá!!