terça-feira, 19 de junho de 2012

Ibama na terra de Chico Mendes

DSC00374

Vou re-requentar um assunto já abordado por duas vezes aqui no blog, desta vez a pedido de vários moradores das ruas João Antônio de Carvalho, Dulce Rosa dos Reis e Luís Severino, que estão sofrendo com o descaso do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, com a sua antiga sede em Xapuri.

O prédio onde funcionou o antigo escritório do órgão em Xapuri está abandonado há mais de 20 anos, quando a unidade do órgão federal foi desativada no município, na década de 1990. De tão alto que está o matagal que tomou conta do terreno, quase não se avista mais as duas construções que ocupam a área de cerca de 1000m².

DSC00382

Em 2008, o então superintendente do Ibama no Acre, Anselmo Forneck, anunciou que o núcleo acreano do recém-criado ICMBio, responsável cuidar da Reserva Extrativista Chico Mendes, seria instalado e inaugurado em Xapuri até o final daquele ano, ocupando a antiga estrutura já existente, que passaria por adequações para tal fim.

- Chico Mendes foi o grande idealizador da Reserva Chico Mendes. A inauguração da sede reforça a lembrança dos 20 anos sem ele, disse, à época, o superintendente.

DSC00379

O tempo passou e nada do anunciado aconteceu. O velho prédio continua lá, abandonado, depredado, em meio a um imenso matagal que raramente é desbastado, enfeiando a cidade e servindo de esconderijo para toda a sorte de insetos ou coisa pior.

DSC00378

Consultado, um funcionário do ICMBio em Epitaciolândia informou que a responsabilidade pelo prédio é exclusiva do Ibama, mas garantiu que não há a quem recorrer em Xapuri para levar a reclamação dos vizinhos do patrimônio público abandonado, que relatam já haverem matado uma cobra de quase 2 metros saindo do local.

Impressiona o descaso do órgão federal com o bem público, e mais ainda a vista grossa das autoridades locais, que fazem pouco caso do problema. Relembro que esta é a terceira vez que chamo a atenção para este tremendo desleixo do poder público, sem qualquer resultado prático, até o presente momento. Quem sabe desta vez, não é?

Nenhum comentário: