quinta-feira, 28 de junho de 2012

Precipitação e mal entendido na floresta

Trilheiros_in11

O policial militar André Luís Dias e os empresários Isaías Feitosa, Delano e Lincoln Lima, os trilheiros que foram procurados por três dias nas matas da região do Rio Espalha depois de serem dados como desaparecidos, almoçaram em clima de festa nesta quinta-feira (28) no restaurante São Sebastião, centro de Xapuri, na companhia das esposas, que vieram de Rio Branco para levá-los de volta para casa.

Os aventureiros chegaram a Xapuri por volta da meia-noite de ontem, quarta-feira (27), em três dos quatro quadriciclos que saíram de Rio Branco pela estrada Transacreana, na última sexta-feira (22). A aventura dos amigos se transformou em evento midiático e gerou um desnecessário esforço de busca e resgate por parte do Estado, que utilizou até helicópteros na tentativa de localizá-los no meio da floresta. 

Na verdade, os quatro homens nunca estiveram desaparecidos ou perdidos, muito menos tiveram suas vidas em situação de risco. O que ocorreu, segundo os relatos de Delano Lima e Isaías Feitosa ao repórter Joseni Oliveira, da Rádio Educadora de Xapuri, foi apenas um atraso na chegada a Xapuri, planejada para acontecer no último domingo (24), motivado pelas dificuldades encontradas no trajeto e pela quebra de um dos quadriciclos.

O empresário Isaías Feitosa afirmou que situações como a que eles viveram são absolutamente normais e que não imaginavam que por conta do atraso na chegada a Xapuri a aventura que, segundo ele, foi extremamente planejada pudesse causar tanta repercussão. “Tínhamos suprimentos para passar 20 dias na mata sem o menor problema e todos os equipamentos de segurança estavam à nossa disposição”, explicou.

Faz—se necessária, então, uma pergunta que tomo a liberdade de considerar pertinente. Por que os aventureiros não mantêm suas famílias conscientes de que atrasos são normais na vida e mais ainda no tipo de esporte que eles praticam? Evitariam assim que suas esposas acionassem precipitadamente as autoridades com a informação de desaparecimento, gerando uma mobilização inútil e custosa para os cofres públicos.

Durante o almoço em Xapuri, enquanto brindavam com coca-cola e gelo, equipes de resgate ainda estavam realizando buscas nas matas por onde os trilheiros passaram. Apesar disso, uma nova aventura já está programada pelo grupo, segundo informou Delano. Que desta vez, pelo menos, o planejamento seja eficiente a ponto de evitar transtornos e preocupação a quem prefere ficar no  sofá assistindo a uma boa partida de futebol.

Nenhum comentário: