domingo, 3 de junho de 2012

Artesanato

GUR_2118

A Consultora de Produto e Mercado da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Geni Ribeiro, visitou na última quinta-feira, 31, o Núcleo Produtivo de Artesanato de Xapuri e conheceu de perto o trabalho manual das mulheres do município.

O objetivo da visita foi de iniciar uma análise das mais variadas formas de produção artesanal, realizar um estudo a fim de refinar o produto final e estabelecer política de valores justos das peças criadas pelas mulheres de Xapuri e também a possibilidade de novos produtos. A iniciativa da introdução da consultoria especializada em produtos e mercado foi da primeira-dama Marlúcia Cândida, numa parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer, e a SEPMulheres.

Na visita ao município, Geni e a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, visitaram o “Grupo Mãos de Mulher” e a Cooperativa das Mulheres Artesãs de Xapuri (Comax), criada pelo governo do Estado no ano passado. A consultora pôde conhecer as técnicas utilizadas, a matéria-prima e as artesãs.

Na cooperativa, Geni Ribeiro também pôde ouvir as artesãs e diagnosticar sobre os pontos a serem aperfeiçoados na maneira de como elas produzem suas peças, como expõem, e a possibilidade da criação de uma infinidade de produtos que ainda não fazem parte do cotidiano das mulheres artesãs. Tudo sem perder a essência da cultura acreana expressa em cada obra criada por elas.

A forma de avaliação de preços para cada produto também foi discutida entre as artesãs para que se aplique um valor justo para quem compra, bem como o lucro suficiente para sanar os custos com a matéria-prima.

Leia mais na Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: